Em Greve! Pela valorização do Regional!

14 Março 2024, 0:00 Não Por João Dinis

O Notícias do Sorraia acompanha esta quinta-feira, 14 de março, a Greve Geral de Jornalistas, em nome não só da valorização da classe, como também da valorização da imprensa regional.

A greve foi convocada pelo Sindicado dos Jornalistas, tendo como base a insegurança no emprego, a par com os salários baixos praticados no setor, que são um grave obstáculo ao desenvolvimento pleno da profissão de jornalista, o que configura um entrave ao próprio direito dos cidadãos de serem informados livremente.

Um jornalista que não consegue pagar as contas ou ter um mínimo de estabilidade no emprego é um jornalista condicionado no exercício do seu trabalho. O fluxo constante de notícias nas televisões, nos jornais, na rádio e na internet é há anos sustentado por práticas laborais que atropelam os direitos dos jornalistas.

No caso regional, a informação de proximidade está cada vez mais ameaçada pela falta de reconhecimento daqueles que deveriam ser os primeiros a reconhecer o trabalho desenvolvido pelos órgãos de informação locais e regionais.

A cada vez mais vulgarização das agências de comunicação, a que empresas públicas regionais pagam milhares de euros, em detrimento dos órgãos regionais a quem constantemente solicitam que publiquem notícias de caráter informativo aos seus utilizadores é apenas um dos exemplos dos constrangimentos a que vamos estando sujeitos.

Entendemos que é altura de se valorizarem os órgãos de informação que fazem o seu trabalho sem recorrer a esquemas ou “artimanhas”, em que a publicidade não condiciona a notícia e muito menos a opinião!

No caminho a que estamos a ser sujeitos, e se não existir uma consciencialização do setor público e privado regional, arriscamo-nos a ficar com os perfis nas redes sociais que insistem em fazer-se passar por órgãos de informação, sem qualquer regulamentação ou supervisão, e que fazem publicações como muito bem lhes aprouver, furtando muitas vezes imagens que fazem passar por suas.

É hora de valorizar o jornalismo! É hora de valorizar a proximidade e o regional!

Para que a Democracia possa subsistir!

________________

_____________________

_____________________