Passageiros obrigados a viajar em dias de calor em autocarros sem janelas nem ar condicionado

28 Abril 2024, 20:18 Não Por João Dinis

Nas últimas semanas, e com o calor que se fez sentir, foram vários os relatos que chegaram ao NS sobre as condições em que os passageiros dos autocarros da Ribatejana são obrigados a viajar, sobretudo nos trajetos de maior dimensão, entre Coruche e Lisboa.

“Desde que temos estado com temperaturas altas, claro que seria lógico, tendo em conta o que pagamos de passe, que  a empresa que assegura os transportes nos servisse em condições”, começa por referir uma leitora devidamente identificada, que lamenta que “no Inverno vamos cheios de frios porque chega a estar mais quente na rua que no autocarro”, e agora “somos obrigados a viajar em autocarros sem ar condicionados, mas também sem janelas”.

A mesma leitora dá como exemplos dois autocarros da empresa que opera na Lezíria do Tejo.
“O autocarro que saiu de Lisboa às 17 horas, tinha o ar condicionado avariado”, o que levou a que “fizéssemos a viagem toda sabe Deus como”, relatando que havia pessoas a sentirem-se mal com o calor que se fazia sentir.

De acordo com o relato, o motorista havia reportado à empresa a avaria, há algum tempo, mas ainda não estava reparada e o autocarro continuava a circular.

A mesma situação ocorreu durante vários dias, sendo recorrente, de acordo com vários relatos que chegaram ao NS.
“Não se entende como uma empresa destas pode trabalhar assim”, lamenta um outro passageiro”, que questiona que se será somente “quando um passageiro sair de ambulância que a empresa toma medidas”.

Questionada pelo NS, a Ribatejana refere que “tem conhecido de avarias pontuais”, sendo que as viaturas “são reparadas com a maior brevidade possível”.

Dando resposta a outra questão que é muito frequente e diz respeito à falta de fixação de horários nas paragens, a Ribatejana salienta que “os horários estão sempre atualizados nas nossas plataformas digitais, site: ribatejana.pt e na aplicação myRibatejana, e nas nossas bilheteiras”, referindo que irá “verificar se existem horários desatualizados nas paragens.”

A empresa comprometeu-se ainda a garantir a continuidade dos serviços até à entrada em funcionamento da nova empresa de transportes intermunicipal.

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