Empresas de Santarém apresentam comida à base de insetos para alimentar peixes de aquacultura

28 Abril 2024, 18:55 Não Por Redacção

A EntoGreen e a Thunder Foods, duas pequenas empresas dedicadas à produção de produtos derivados de inseto sedeadas em Santarém, apresentaram recentemente uma fórmula com farinha de Mosca Soldado Negro (Hermetia illucens) e de Tenebrio molitor para compor um novo ingrediente adaptado às necessidades nutricionais do Salmão e do Robalo em aquacultura.

A apresentação decorreu no Oceanário de Lisboa, que recebeu o setor português da aquacultura, “e reuniu toda a cadeia de valor num só aquário para apresentar uma inovadora fórmula composta por um novo ingrediente com duas espécies de insetos (Hermetia illucens e Tenebrio molitor)”, refere a EntoGreen.

O projeto InFishMix – financiado pelos EEA Grants e liderado pela Thunder Foods envolveu duas empresas nacionais e três centros de investigação, dois portugueses, a Egas Moniz School of Health and Science, e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, e um Norueguês, a Norce, para demonstrar as vantagens de utilização de produtos derivados de insetos na produção de peixes em aquacultura.

As empresas sedeadas em Santarém “aplicaram as suas capacidades biotecnológicas no desenvolvimento da fórmula”, que será agora analisada pelos produtores de aquacultura. 

De acordo com a empresa, os resultados deste projeto contribuirão para a sustentabilidade do setor da aquacultura, tornando-o menos dependente de ingredientes tradicionais e aplicando ingredientes de origem inovadora e circular, que além de contribuírem para a robustez do pescado estão associadas a menor impacto ambiental pela reduzida utilização de recursos naturais.

________________

_____________________

_____________________