CBES da Glória do Ribatejo caminha lado a lado com a população

19 Março 2022, 20:55 Não Por João Dinis

O Centro de Bem Estar da Glória do Ribatejo (CBESGR) realizou este sábado no Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo, uma apresentação à “sua comunidade”, do trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos, e que vai agora ser reforçado com o arranque da construção da Estrutura Residencial Para Idosos – ERPI (Lar).

A instituição que serve cerca de 120 pessoas da Glória do Ribatejo, entre ‘os 0 e os 99 anos’, desempenha um papel fundamental na sociedade gloriana e no concelho de Salvaterra de Magos.
Com as valências de Creche, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Cantina Social o CBESGR, prepara agora o passo que faltava no apoio à comunidade, a construção de uma ERPI, que irá permitir a integração de mais 36 utentes – idosos, bem como criar mais de 20 novos postos de trabalho, que se vão juntar aos 26 já existentes.

Para Rogério Monteiro, Presidente da Direcção do CBESGR, a construção da ERPI é também “um aliciante para a fixação de população”, pois a partir da abertura da valência, a Glória do Ribatejo passa a ser dotada de creche, pré-escolar, um moderno centro escolar (que se encontra em fase de construção) e todas as valências para a população mais idosa.

Apesar de muito entusiasmado, Rogério Monteiro está também reticente quanto ao valor final das obras, que podem ir muito para lá do 1.3 Milhões de euros inicialmente orçamentados.
“Esperamos que o Governo perceba as dificuldades das IPSS com as obras que estão em fase de iniciação ou corremos o risco de ter muitas a ficarem em esqueleto”, salienta o Presidente do CBESGR, prevendo que facilmente a obra da ERPI da Glória possa vir a custar mais 500 mil euros que o previsto.

Para já, a ERPI da Glória tem aprovado cerca de 1 Milhão de euros de financiamento da Segurança Social, estando agora o projecto a ser revisto, para que os técnicos possam apurar os real valor da obra, tendo em conta a abrupta subida dos materiais, provocada, sobretudo pela guerra da Ucrânia.

Além do investimento na ERPI, que concentra agora as maiores atenções do CBESGR, a instituição investiu recentemente numa nova viatura de transporte de utentes, que foi também apresentada à população. A viatura, num investimento de 60 mil euros, foi adquirida para substituir uma que está na instituição há 18 anos, e que perante a lei não poderá ser utilizada muito mais tempo, apesar de todo o valor sentimental que tem para o CBESGR, pois foi ofertada pela população.

Apesar de todos os investimentos que a instituição está a fazer, a situação financeira é estável e tem permitido a criação de “uma almofada” que teve agora que ser utilizada para fazer face aos aumentos verificados nos últimos meses.
A instituição tem um orçamento anual de cerca de 400 mil euros, que conta com a comparticipação em cerca de 50% da Segurança Social, entre 20 a 25% dos pagamentos dos utentes, cabendo ainda ao CBGS angariar a restante verba.
Rogério Monteiro, destaca aqui também o importante apoio dado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, parceira da instituição, da União de Freguesias e de alguns agentes económicos locais, que sensíveis ao trabalho desenvolvido pela instituição vão fazendo alguns donativos.

O CBESGR além das valências, enquanto instituição de solidariedade social, é também a garantia da continuidade dos médicos no Posto Médico da Glória do Ribatejo, como ponto de apoio à comunidade.
“São muitas as pessoas que nos procuram para que os possamos ajudar”, conta-nos Rogério Monteiro, dando mesmo exemplos de mulheres que vítimas de violência doméstica, ou em dificuldade, procuram no Centro de Bem Estar Social da Glória do Ribatejo um primeiro apoio.

Também as famílias carenciadas da freguesia têm no CBES o ponto de apoio. Mensalmente são distribuídos pela instituição 128 cabazes de alimentos, numa ponte entre as instituições de solidariedade social e as famílias da Glória do Ribatejo.

Por todas as razões Rogério Monteiro gostaria que o Governo “descrimina-se positivamente” as instituições como o CBESGR, pois vive-se uma realidade bastante diferente do que se passa nas grandes cidades.

O CBES da Glória do Ribatejo é sem dúvida uma das instituições do concelho de Salvaterra de Magos mais abrangentes para a comunidade. Além dos mais de 100 utentes, de diversas idades, que apoia, tem também um papel fundamental no emprego, sendo o segundo maior empregador da freguesia da Glória do Ribatejo, e tem uma constante preocupação com a população, que desde sempre caminha lado a lado com o seu Centro de Bem Estar Social.

________________

_____________________

_____________________