União Desportiva de Santarém apresenta plantel para atacar subida à Liga3 (com Fotos)

3 Agosto 2023, 16:36 Não Por André Azevedo

O União Desportiva de Santarém apresentou a equipa que vai disputar o Campeonato de Portugal (série C) na época 2023/24 aos sócios, na noite de quarta-feira, 2 de Agosto, no campo Chã das Padeiras, em Santarém. Os unionistas enfrentaram a equipa sub-23 do Sport Lisboa e Benfica e venceram por duas bolas a zero, com os golos a serem apontados por Xavi aos 35 e aos 45 minutos da primeira parte.

A equipa escalabitana conta com muitas caras novas para o ataque ao título de campeão e consequente subida, que é o objectivo desta época, revelou Pedro Patrício, presidente da SAD do clube, ao NS. “Temos muitas caras novas, reforços de peso e mais importante ainda conseguimos garantir a manutenção da equipa técnica”, assegurando ainda que esse foi um passo fulcral para manter a estabilidade da equipa, especialmente depois dos bons indicadores que a equipa deu na época transacta, com Filipe Antunes ao leme. Os escalabitanos ganharam oito dos nove jogos da segunda volta do campeonato, ainda que não tenham conseguido garantir a subida à Liga 3, fruto de uma primeira volta menos conseguida.

Filipe Antunes destaca a importância dos jogadores que transitam do plantel da época passada na integração dos reforços e diz não esconder que os objetivos a que a equipa se propõe esta época é conseguir a tão almejada subida ao terceiro escalão do futebol português. “Jogamos todos os jogos para ganhar e quem ganha todos os jogos é campeão, é assim que encaramos esta época”, vinca o timoneiro do UDS. 

A equipa é composta por 24 jogadores, mas Filipe Antunes não garante que este seja um plantel fechado para já, uma vez que há jogadores que ainda se encontram à experiência: Guarda-redes: Josué Duverger, Anthony Walker (ex-Praiense), Alex. Defesas: Marco Grilo (ex-Académica), Nhayson (ex-Esperança de Lagos), Rafael Viana (ex-Camacha), Bastian (ex-Benfica Castelo Branco), Fábio Santos, Déniz (ex-Samora Correia), André Guedes (ex-Alta de Lisboa), João Pinto (ex-Oriental Dragon). Médios: Jules Fontaine (ex-Serzedelo), Ricardo Apolinário (ex-Coruchense), Tiago Batista, Miguel Pinto (ex-Estrela Amadora), André Pacheco (Juvenil da U. Santarém), Martim Águas (ex-Oriental Dragon). Avançados: Miguel Lopes (ex-Lusitânia de Lourosa), Kamo-Kamo (ex-Vitória de Setúbal), Rodrigo Caldeira (Junior da UDS), Leandro Alves (ex-Rio Ave), Gonçalo Ruas (Juvenil da UDS), Lourenço Silva (Junior da UDS), Kaba (ex-Lusos Macedo de Cavaleiros), e Xavi.

Os Unionistas têm o arranque oficial da época marcado para 20 de Agosto e vão receber o CD Gouveia. 

Chã das Padeiras com nova iluminação

No intervalo da partida, foram inauguradas as novas torres de iluminação do Campo Chã das Padeiras, uma melhoria que traz benefícios para treinos e jogos nocturnos.

O descerramento da placa foi feito pelos presidentes da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e da SAD do UDS, Pedro Patrício, contando ainda com os convidados para assistir à partida, entre eles, o presidente da União de Freguesias da Cidade, Diamantino Duarte, os vereadores João Leite e Diogo Gomes, o presidente da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho e representantes da PSP.

Este foi um investimento do Município de Santarém de 342.923,39 euros, que para além de melhorar as condições de iluminação para a prática da modalidade desportiva, promove inúmeras vantagens em termos de eficiência energética, uma vez que os anteriores equipamentos, tinham um elevado consumo energético e uma manutenção bastante dispendiosa.

Ricardo Gonçalves, Presidente da autarquia evidenciou o investimento que o Município de Santarém tem promovido em toda as instalações desportivas do Concelho, “queremos continuar a dotar as instalações desportivas de Santarém de mais e melhores condições para a prática e formação desportiva.”, rematou de forma empolgada após enumerar outros investimentos desportivos futuros como é exemplo Academia de Futebol de Santarém. 

Para além da manutenção diária desta instalação desportiva, o Município de Santarém já investiu mais de 600 mil euros nos últimos anos.

________________

_____________________

_____________________