Prazo para candidaturas a reabilitação da ponte de Vila Franca de Xira prorrogado até julho

15 Maio 2024, 17:58 Não Por Lusa

O concurso público para a reabilitação e reforço estrutural da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, foi prorrogado até 09 de julho, a pedido dos interessados, disse hoje à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

O prazo para apresentação de propostas para a intervenção, que representa um investimento de 22 milhões de euros, terminava hoje, mas a IP decidiu prorrogar o prazo até 09 de julho.

“Dada a complexidade da obra e a pedido de vários interessados, decidiu-se prorrogar o prazo para que estes possam apresentar as suas propostas e soluções”, indicou à agência Lusa fonte da IP.

Em causa está a reabilitação e o reforço estrutural da Ponte Marechal Carmona, sobre o rio Tejo, localizada na Estrada Nacional 10, em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa.

Numa nota divulgada em 25 de março, a IP explicou que a intervenção visa “ a reabilitação geral, incluindo o tabuleiro rodoviário” e o reforço da “segurança estrutural da ponte à ação sísmica”.

Entre os trabalhos previstos está, de acordo com a IP, o reforço dos pilares da ponte, junto à base, a “substituição dos aparelhos de apoio nos pilares-parede, encontros e pilares marginais por novos apoios de isolamento sísmico”, a substituição das juntas de dilatação do tabuleiro, “para acomodar os deslocamentos sísmicos”, e a “introdução de amortecedores entre o tabuleiro e os pilares marginais”.

A empreitada irá também incluir a reparação de zonas danificadas do betão, melhorias dos sistemas de recolha e drenagem da água nas juntas de dilatação do tabuleiro, a impermeabilização e repavimentação do tabuleiro e a “proteção geral e tratamento local das estruturas metálicas”.

Inaugurada em 30 de dezembro de 1951, a Ponte Marechal Carmona foi a primeira a ligar as duas margens do rio Tejo na região de Lisboa.

Com 1.224 metros de comprimento e um tabuleiro central de 524 metros, dividido em cinco vãos de 104 metros, é, atualmente, a única ponte sobre o Tejo cuja travessia é gratuita em ambos os sentidos.

O prazo de execução da obra será de 900 dias.

________________

_____________________

_____________________