Surto de Coronavírus em Lar de Cabeção afecta 4 utentes e 2 funcionários

8 Novembro 2020, 17:46 Não Por João Dinis

Um surto de covid-19 que se iniciou na passada semana, no Lar Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, concelho de Mora, com a detecção do primeiro caso entre os funcionários do lar, tem ao dia de hoje um total de 6 pessoas afectadas, sendo que 4 são utentes e 2 funcionários do espaço.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão Matos, o caso foi confirmado este sábado, sendo que os idosos afectados foram de imediato transferidos para as instalações municipais, que se encontravam devidamente preparadas para o efeito, estando a receber cuidados por parte de funcionárias do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação de Cabeção, entidade que gere o lar.

Em Malarranha foram também detectados mais 6 casos, subindo assim para 8 os habitantes da localidade que se encontram afectados pelo vírus.

Na freguesia de Pavia mantém-se os 2 casos anteriormente detectados, não tendo sido até ao momento conhecidos mais casos positivos entre os testes realizados esta sexta-feira.

Segundo o autarca encontram-se em unidades hospitalar 3 pessoas, sendo que uma delas se encontra na unidade de cuidados intensivos do Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Luís Simão Matos critica ainda a forma como os serviços regionais de saúde se encontram a funcionar, referindo que “os recentes acontecimentos no concelho, no que respeita à Pandemia COVID 19, permitiram-me constatar que o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente algumas das estruturas ligadas ao controlo deste flagelo estão sem capacidade para responder com deveriam a esta situação. Há falhas no sistema, pelo menos nos recursos humanos disponíveis e, em suma, há muita coisa que não está a ser feita como deveria.

________________

_____________________

_____________________