Projecto da Profissional de Salvaterra vence prémio do Técnico

20 Julho 2022, 7:25 Não Por Redacção

O projecto BlindBus, desenvolvido pelos alunos do curso de Electrónica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) Rosa, Bernardo Gil e Ana Fonseca, com o apoio do professor José Carvalho foi o vencedor do Prémio FAQtos, um concurso nacional de Ciência destinado aos alunos do ensino Secundário, promovido pelo INOV – INESC Inovação, do Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico, que este ano se debruçou sobre a temática das Radiofrequências e o seu impacto na Sociedade.  

Os alunos da Profissional de Salvaterra de Magos desenvolveram uma solução prática e de fácil manuseamento que auxilia os invisuais durante a utilização dos transportes públicos, recorrendo a um sistema táctil e de alerta.

Os alunos, tendo conhecimento que em Portugal existem cerca de 900 mil cidadãos com dificuldades de visão e sabendo que os actuais meios de transporte existentes estão pouco adaptados aos cidadãos com incapacidade visual tiveram a noção que este projecto social e inclusivo pode ser mais uma ferramenta promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades de todos os cidadãos.

O prémio ganho, no valor de 1500 euros, servirá para o desenvolvimento deste e de outros projectos que a EPSM está a trabalhar no âmbito dos vários cursos profissionais que  tem.  

A EPSM conquistou ainda uma menção honrosa, atribuída ao projecto The Social Impact of RARET in Glória do Ribatejo – From the Past to the Future.  Este trabalho, desenvolvido pelos alunos Camila Pintassilgo, Reinaldo Batista, Rita Machado, João Caneira, Vasco Godinho, apoiados pelas professoras Dina Santos e Alice Dias prendeu mostrar o impacto socioeconómico da RARET, “Sociedade Anónima de Rádio Retransmissão”, com as transmissões da “Rádio Europa Livre”, durante a denominada Guerra Fria, bem como a sua permanência na charneca Ribatejana, entre 1951 e 1996.

A sessão final do Prémio FAQtos decorreu no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, com a apresentação final perante o júri dos 10 projectos finalistas, dos quais três eram da Escola Profissional de Salvaterra de Magos. A concurso estiveram inicialmente 44 equipas, provenientes de todo o país.

________________

_____________________

_____________________