Presidente da Câmara de Mora acusa oposição de “boicotar” trabalho na autarquia

11 Março 2024, 20:12 Não Por João Dinis

A Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, eleita nas últimas eleições autárquicas pelo PS, acusa a oposição da CDU de “boicotar” o trabalho da autarquia, considerando que o facto de não conseguir aprovar em Assembleia Municipal o mapa de pessoal a está a impedir de poder efetuar contratações para as áreas da educação e secção de obras, bem como de regularizar alguns vínculos precários que ainda subsistem.

“Está a ser bastante difícil aprovar o mapa de pessoal”, lamenta Paula Chuço, que refere que o executivo por si liderado já tentou por diversas vezes aprovar o mapa de pessoal que permita a contratação de dois novos profissionais.

A autarca refere que os cinco técnicos que pretende integrar visam reforçar a divisão de obras, um, e a educação, quatro.
“Os dois técnicos que temos na divisão de obras são insuficientes para dar resposta aos processos que estão a chegar”, diz, acrescentando que “pedimos mais um técnico a nível da Oficina da Criança”, pois “neste momento temos cerca de 130 crianças, à qual estamos a fazer o acolhimento a partir das 8 horas com prolongamento até às 18h30”, pelo que “neste momento só com dois assistentes técnicos fica muito complicado”, tendo por isso que recorrer a uma técnica a recibos verdes.

Paula Chuço acrescenta ainda que “o que a autarquia queria era regularizar essas situações de forma a poder dar uma boa resposta às necessidades da população”, mas que dada a situação criada pela CDU, que detém a maioria na Assembleia Municipal, “não vamos conseguir.”

A Presidente do Município de Mora lamenta a decisão da CDU, sobretudo depois de ter tentando explicar pormenorizadamente toda a situação, onde para Paula Chuço ficou claro que apenas iria ser criado um novo posto de trabalho, sendo os restantes regularização de vínculos.

“Não percebo esta teimosia da CDU”, lamenta considerando que “neste momento é uma falta de respeito não só com a autarquia, mas com as nossas crianças, com os pais das nossas crianças e com os técnicos que estão a desenvolver esta atividade”, enfatiza.

“Se queremos atrair mais pessoas ao nosso concelho temos que lhe dar condições”, “eu própria já reuni com o administrador da maior empresa que temos no nosso concelho, onde nos pediram para dar condições às crianças para que os pais possam vir para o nosso concelho trabalhar”, diz-nos, considerando que assim se torna “extremamente impossível dar essas condições e acolher cada vez mais crianças.”

Paula Chuço relembra ainda que o aumento do número de funcionários do município se deve também às transferências de competências da saúde e educação, devidamente acauteladas por transferência do Orçamento Governamental.

Em reunião com os sindicatos afetos à classe, estes demonstraram-se “contra a precariedade e disseram que estavam connosco para a regularização destes recibos verdes”.

Na sua página da rede social Facebook, a CDU de Mora justifica esta decisão com o facto de ser a “sétima atualização ao mapa de pessoal”, documento que consideram requerer rigor, coerência e equilíbrio do ponto de vista funcional e financeiro.

“Desde outubro de 2021 já entraram para a Câmara Municipal 37 novos lugares para o quadro, mais 15 trabalhadores com ajuste direto, os chamados recibos verdes”, refere a CDU, que salienta que “é mentira que a CDU não deixe colocar mais pessoas no quadro”, tendo para isso o executivo um quadro de pessoal aprovado e em vigor, que “tem neste momento mais de 60 novos lugar que podem ser abertos”.

“A CDU entende que o gasto excessivo com o mapa de pessoa põe em causa o investimento e a resposta as necessidades mais importantes da nossa população”, concluem os comunistas.

________________

_____________________

_____________________