Aeroporto – Campo de Tiro continua como preferencial e Santarém reentra na corrida

11 Março 2024, 20:28 Não Por João Dinis

A Comissão Técnica Independente (CTI) entregou hoje ao Governo o relatório final sobre as opções de localização para o novo aeroporto de Lisboa, e de acordo com o jornal ECO a versão agora apresentada, que contempla já os conteúdos dados durante o período de consulta pública, mantém o Campo de Tiro, na freguesia de Samora Correia, como opção preferencial, sendo que a principal novidade é a admissão da localização Santarém, que havia sido anteriormente excluída.

A opção Santarém é agora incluída como  hipótese, mas funcionando como hub, isto é, obriga a manter o Aeroporto Humberto Delgado.

De acordo com a mesma publicação, terá pesado na decisão da CTI o facto de Santarém ser fora da área de concessão da ANA, “o que permite introduzir concorrência e aumentar o poder negocial do Estado, o concedente”.

A opção Humberto Delgado + Santarém pode ser uma opção, com Santarém como aeroporto complementar ao Humberto Delgado, mas com um número de movimentos limitado, não permitindo satisfazer a capacidade aeroportuária necessária no longo prazo”, aponta o relatório a que o ECO teve acesso. “Teria a vantagem de permitir ultrapassar no curto prazo as condicionantes criadas pelo contrato de concessão, tendo ainda como vantagem um financiamento privado”, acrescenta.

Ao Expresso Carlos Brasão, responsável pelo Projeto Megallan 500, considera que esta decisão “é um reconhecimento da qualidade do projeto de Santarém”, acrescentando que relativamente à escalabidade para ser hub basta analisar o trabalho de afinação das soluções de navegação aérea, consensualizdas com a NAV, ao longo de diversas reuniões técnicas, e apresentada na nossa pronúncia a26 de janeiro, para perceber que somos um projeto com a escalabidade de um grande hub”.

O relatório, que já se encontra nas mãos do Governo, vindo agora a ser decidido pelo próximo executivo, que será liderado por Luís Montenegro, será tornado público a 22 de março, depois do parecer da Comissão de Acompanhamento.

________________

_____________________

_____________________