Mário Silvestre assume funções como 2.º Comandante Nacional da Proteção Civil (com Fotos)

27 Maio 2024, 13:03 Não Por Redacção

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realizou esta segunda-feira, a cerimónia de tomada de posse do novo 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Jorge Henriques Silvestre. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, e contou com a presença do Presidente da ANEPC, Duarte da Costa.

Mário Silvestre, de 51 anos, é Mestre em Riscos e Proteção Civil e possui uma vasta formação no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. Antes de assumir este novo cargo, desempenhou, desde 2020, as funções de Adjunto de Operações Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil. O seu percurso profissional inclui ainda o cargo de Comandante Operacional Distrital de Santarém, entre 2013 e 2020, Comandante Operacional Municipal do Cartaxo, e Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.

“Além da sua experiência nacional, Mário Silvestre é reconhecido como perito da União Europeia em proteção civil, tendo integrado e chefiado diversas missões internacionais, como no caso dos incêndios florestais que afetaram o Chile em 2023”, salienta a ANEPC. O seu currículo é também destacado por vários louvores recebidos ao longo da sua carreira.

A cerimónia de posse contou com a participação de Diretores Nacionais, elementos da estrutura de Comando e operacional da ANEPC, Chefes de Serviços, entre outros.

Esta nomeação reflete o compromisso contínuo da ANEPC em fortalecer a sua liderança e capacidade operacional para enfrentar os desafios emergentes em matéria de proteção civil, assegurando uma resposta eficaz e coordenada em situações de emergência e catástrofe.

________________

_____________________