Lezíria com 7 Milhões de euros de Orçamento para 2023

28 Dezembro 2022, 16:53 Não Por Redacção

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) tem para 2023 um orçamento de 6.983.670,00 euros, cerca de 7 Milhões de euros, com a mobilidade, floresta e meio ambiente, educação e cultura a serem os principais focos da entidade para o próximo ano.

Cerca de metade do orçamento da CIMLT, 3.6 Milhões de euros serão alocados para a Mobilidade e Transportes, sobretudo para o Programa de Apoio à Redução Tarifária na Lezíria do Tejo, que permite aos utilizadores dos transportes públicos uma significativa redução do valor pago pelos passes e bilhetes.

Durante o próximo ano a CIMLT prevê também “a implementação de um sistema de transporte flexível”, bem como será dado o arranque à transportadora colectiva da Lezíria.

A nível da Floresta e Meio Ambiente, a Comunidade Intermunicipal continuará a suportar os custos com a Brigada de Sapadores Florestais, bem como quer continuar a apostar nas acções destinadas à poupança energética, prevendo substituir cerca de 10 mil lâmpadas existentes em 62 edifícios nos concelhos que a integram, nomeadamente, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Para esta rubrica a CILMT tem reservados 605.700 euros.

O sector da Educação, Cultura e Promoção da Vida Saudável tem alocada uma verba de 621.150 euros, continuando o combate ao insucesso escolar a ser a grande bandeira da Comunidade.

Também a rede de bibliotecas da Lezíria e o programa MAIS Lezíria são apostas dos autarcas dos concelhos banhados pelo Tejo.

A rubrica menos expressiva será o Planeamento Estratégico, com 235.150 euros, com o maior destaque a ser dado ao projecto de autoconsumo colectivo e comunidades de energia renovável, que a Comunidade pretende aplicar aos 11 municípios que a integram.

A CIMLT pretende fazer um levantamento do potencial de produção de energia através de painéis fotovoltaicos os Municípios da Lezíria do Tejo, um projecto que se iniciará com sessões de esclarecimento sobre autoconsumo colectivo.

________________

_____________________

_____________________