Há 39 anos que não chovia tanto em Mora

14 Dezembro 2022, 7:00 Não Por Redacção

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) desde 19 de Novembro de 1983 que em Mora não chovia com a intensidade verificada na madrugada desta terça-feira, 13 de Dezembro.

Esta terça-feira foram registados na estação meteorológica de Mora 98.8mm de precipitação, quando há 39 anos o máximo havia sido de 81.5mm, de acordo com os dados disponibilizados.

Apenas na região de Lisboa e Penhas Douradas superaram os valores de precipitação registados em Mora, o que justifica os danos verificados nas estradas, infraestruturas e habitações no concelho, onde durante todo o dia trabalharam os agentes de Protecção Civil do concelho de Mora.

De acordo com o IPMA, nos dias 12 e 13 de Dezembro de 2022, o estado do tempo em Portugal Continental foi condicionado por um fluxo de sudoeste sobre Portugal Continental, induzido pela depressão Efrain, que transportava de uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, com convecção embebida, dando origem a precipitação forte e persistente em várias zonas do país, por vezes acompanhada de trovoada.

Importa ainda realçar que nas estações de Lisboa e Mora o valor da precipitação registada em 24 horas foi da ordem de grandeza da normal climatológica do mês”, salienta o IPMA, que acrescenta ainda que “até dia 13 de Dezembro, em algumas estações, o total de precipitação registado é superior, entre 1 vez e meia e 2 vezes, ao valor da normal para o mês de Dezembro”.

________________

_____________________

_____________________