Frequências da Televisão Digital Terrestre mudam segunda-feira no Vale do Sorraia

22 Agosto 2020, 16:12 Não Por Redacção

As frequências da Televisão Digital Terrestre, que permite aos utilizadores visualizarem nos seus aparelhos os canais, RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV, vão mudar na próxima segunda-feira, nos concelhos do Vale do Sorraia, sobretudo os que forem servidos pelos emissores de Montejunto e Santarém.

Esta mudança de frequências está relacionada com a introdução da rede 5G em Portugal, facto que as entidades consideram de particular relevância para o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 horas da manhã, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos (que demoram entre 4 a 6 horas) será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência actual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço.

Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência e o emissor portátil é desligado.

Os utilizadores do serviço de Televisão Digital Terrestre somente terão que efectuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir, voltando a ter os sete canais disponíveis.

Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9 e as 22 horas, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância.

Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, nem com o auxílio de técnicos da ANACOM que formarão, por assim dizer, uma segunda linha de apoio mais técnico, então está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais directo, para procederem à ressintonia dos recetores.

____________________