Ecolezíria investe 70 mil euros em campanha de sensibilização mas lixos continuam fora dos contentores

26 Fevereiro 2023, 20:05 Não Por João Dinis

Tendo em conta a continuidade das reclamações, muitas delas “efetuadas” através das redes sociais, a campanha contratada pela Ecolezíria para elaborar um “Plano de Comunicação e Campanha de Sensibilização”, contratada por 69.850 euros, acrescidos de IVA, para a empresa, não terá obtido os resultados desejados.

Nas últimas semanas a Junta de Freguesia de Benavente utilizou mesmo as suas páginas nas redes sociais para apelar aos cidadãos que cumpram as básicas regras de civismo, e não deixem os resíduos fora dos contentores, onde além de má imagem, fica também ao alcance dos animais que o espalham pelas ruas.

O contrato assinado em 22 de Junho de 2021, com um período de duração de um ano, com a agência HBR, Lda tinha como objetivo, entre outra questões, sensibilizar a população para a correta deposição dos lixos, numa perspetiva de a “rua ser a casa de todos”.

Ao NS, o Presidente do Conselho de Administração da Ecolezíria, Carlos Coutinho, começa por referir que a comunicação “é uma área muito importante”, pois “há necessidade de sensibilizar os nossos munícipes, que são também os clientes da Ecolezíria, no sentido de termos uma postura mais amiga do ambiente, para que efetivamente consigamos contribuir para termos os nossos espaços urbanos mais apresentáveis”, algo que “passa também por um pouco daquilo que é a capacidade de resposta quer da empresa, quer dos municípios, naquilo que é o seu processo de recolha”, onde a empresa investido significativamente.

Carlos Coutinho explica mesmo que “em 2022, nós mais que duplicamos, por exemplo, os ecopontos, tornando mais acessível, evitando aqueles aglomerados que existiam”, estando no momento “a adaptar também veículos e melhorar as rotas

Sobre o investimento na Campanha de Sensibilização, o também Presidente da Câmara Municipal de Benavente refere que esta “está com algumas atividades”, sem especificar quais,”e vai ter mais um conjunto de outras situações que vão no sentido de apelar e de consciencializar todos os municípios dos seis municípios, para também nos ajudarem a sermos mais eficientes e mais com melhores práticas ambientais.”

Ainda assim, Carlos Coutinho, demonstra algum desagrado com as atividades desenvolvidas pela empresa contratada, referindo que, por exemplo, no caso de Benavente, tem sido a autarquia a fazer os outdoors. “Mas é preciso mais do que isso”, e por isso “estamos a preparar-nos para ter mais mensagens e mais proximidade em várias outras situações.”

________________

_____________________

_____________________