Cartaxo tem escola secundária renovada (C/FOTOS)

12 Setembro 2023, 18:17 Não Por André Azevedo

As obras da Escola Secundária do Cartaxo estão concluídas, após vários anos do lançamento do primeiro projecto, ainda durante o anterior mandato executivo, e foram inauguradas na manhã desta terça-feira, 12 de Setembro. A inauguração contou com a presença do executivo municipal, do director da escola, Jorge Tavares e restantes elementos docentes e não docentes. A cerimónia decorreu no novo auditório da escolam, seguindo-se uma visita às instalações renovadas.

A renovação do estabelecimento escolar trouxe melhorias ao nível do conforto térmico, da qualidade do ar e do isolamento de som, através da substituição da caixilharia, portas e janelas “foram mais de 500 portas e janelas substituídas”, referiu o presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor. Foram retiradas todas as telhas de fibrocimento, sendo substituídas por painéis sanduíche. As fachadas dos edifícios foram renovadas e pintadas. Também o ginásio foi alvo de intervenção, com a substituição dos sistemas de aquecimento a gás por aquecimento através de painéis solares, bem como de chuveiros com temporizadores e sistemas anti vandalismo. Os campos exteriores foram também renovados, contando com um campo de futebol 7 que se divide em dois de futebol 5 e mais um campo de futebol 5 que divide em dois para a prática de basquetebol. O bar dos alunos, o refeitório, a biblioteca e a sala de professores foram também renovadas.

A obra, orçada inicialmente em aproximadamente dois milhões de euros, escalou de custo, e foi adjudicada a um valor arredondado de 2,8 milhões. João Heitor referiu que esta é uma obra há muito necessária, numa infraestrutura que soma já 43 anos ao serviço da população cartaxense.

________________

_____________________

_____________________