Cães atacam rebanhos e matam 30 ovelhas (Com Fotos)

17 Março 2022, 9:35 Não Por João Dinis

O ataque de um grupo de três cães de grande porte a dois rebanhos de ovelhas nos Foros de Frazão, Coruche, levou a que cerca de 30 ovelhas fossem mortas ou ficassem feridas, e vão agora ter que ser abatidas.

Segundo revelou ao NS, Joaquim Duarte, um dos proprietários afectados, um primeiro ataque ocorreu na madrugada de domingo para segunda-feira, e matou uma dúzia de animais de uma exploração de um vizinho seu.

No dia de ontem, quando se deslocou à sua propriedade para cuidar dos animais, Joaquim Duarte deu com cerca de 10 ovelhas de um dos seus rebanhos mortos, e quando foi ver o segundo, encontrou mais 7 animais mortos ou bastante feridos.

“Para já, entre mortas e feridas conto dezassete animais, mas tenho ainda bastantes desaparecidas…”, refere-nos, lamentando a situação, que lhe causou um prejuízo ainda não calculado, uma vez que os proprietários não conseguiram ainda contar o número de animais que vão perder.

Nas duas propriedades os animais estão espalhados por diversos locais, sendo que algumas foram mesmo decepadas.

Os criadores afectados por este ataque conseguiram identificar o proprietário dos cães por um acaso. “Um dos cães perdeu a coleira junto às ovelhas mortas e estava identificado o seu proprietário”, diz-nos, acrescentando que o dono dos animais já os conseguiu agarrar e levar de volta ao local onde normalmente se encontram, a cerca de 2 a 3 quilómetros do local onde atacaram as ovelhas.

Joaquim Duarte conta-nos ainda que esta não é a primeira vez que surgem casos destes, mas que normalmente é atacado somente um ou outro animal, “esta foi uma situação muito mais grave”, lamenta.

Os criadores estão agora a tentar apurar o valor do prejuízo, para que possam apresentar o montante ao dono dos cães, que por razões ainda não apuradas, terão escapado do local onde se encontravam, uma propriedade à qual fazem ‘guarda’.

Fonte oficial da GNR confirma que está a acompanhar a situação, tendo já identificado o proprietário dos cães que atacaram o rebanho, aguardando-se agora desenrolar da situação.

Ovelhas estão a 500 metros de incineradora mas vão ter que ir a Beja

Os rebanhos pastam a cerca de 500 metros da incineradora do Grupo ETSA, para onde irão ser encaminhados, uma vez que ficaram impróprios para outro consumo, mas ainda assim os animais terão que ser encaminhados para Beja, para depois regressarem a Coruche.

De acordo com Joaquim Duarte, os animais terão que ser recolhidos depois identificados no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), por uma empresa de Beja, que fará depois o seu encaminhamento para a incineradora em Coruche.

________________

_____________________

_____________________