90 Dias de festa celebram 90 anos do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira

25 Março 2022, 23:56 Não Por João Dinis

As festas do Colete Encarnado, que mais que as festas maiores da cidade de Vila Franca de Xira, são as festas do Ribatejo e de Homenagem ao Campino, regressam este ano, dois anos após o interregno motivado pela pandemia, para celebrar os seus 90 anos.

A apresentação do evento decorreu esta sexta-feira, na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, com o Presidente da Câmara Municipal da cidade, Fernando Ferreira, a ser o cicerone do evento, que irá celebrar a cultura tauromáquica e popular de toda uma cidade e uma região.

A edição 90 do Colete Encarnado, será celebrada com 90 dias e 90 horas de festa, numa festa que se inicia já dia 2 de Abril, com a abertura da Semana da Cultura Tauromáquica, e irá durar até às 24 horas de dia 3 de Julho, no que será também a celebração do título das 7 Maravilhas da Cultura Popular, conquistado em 2020.

A Praça de Touros Palha Blanco será um dos epicentros da festa, que se vão estender por toda a cidade, tendo em todas as entidades taurinas do concelho a responsabilidade de “exaltar o campo à cidade”, como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O Colete Encarnado assume-se na “festa da tradição e da modernidade, do campo  da cidade, da família e dos jovens”, assumiu o autarca ao apresentar a maior edição de sempre do Colete Encarnado.

Fernando Ferreira prometeu 90 dias de actividades que envolverão diversos sectores culturais da cidade de Vila Franca de Xira, num programa que será bastante abrangente e irá abarcar as mais diversas vertentes culturais, como as tertúlias, os clubes, a música ou as artes.

Toda a oferta cultural resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, as Tertúlias do Concelho, o Clube Taurino, o Clube Vilafranquense, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Escola de Toureio José Falcão, a Tauroleve, a Paróquia de Vila Franca de Xira, a Comissão de Festas do Sr. Jesus da Boa Morte, a Sevilhanas.Com e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Franca de Xira.

O campino homenageado este ano será Joaquim Salvaterra, cuja homenagem estava agendada desde 2020.

O Colete Encarnado propriamente dito, terá 90 horas de intensa actividade taurina e cultural. Das famosas esperas e largadas de touros, aos espectáculos na Praça de Touros Palha Blanco, às exposições e aos concertos com Quim Barreiros, António Zambujo, Carminh, Expensive Soul e os Lucky Duckies, muitas são as razões para os milhares de visitantes esperados marcarem encontro em Vila Franca de Xira.

No Celeiro da Patriarcal viver-se-á outro dos momentos intensos do Colete Encarnado, com as exposições dedicadas aos 90 anos do Colete Encarnado e dos 90 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Fernando Ferreira deu ênfase ao momento único que se viverá no dia 3 de Julho, com os campinos e os touros a voltarem a atravessar a Ponte Marechal Carmona, trazendo de volta a tradição às ruas de Vila Franca de Xira, no que prometerá ser um espectáculo único, para assinalar uma efeméride da maior festa de Homenagem ao Campino e ao Ribatejo.

Conheça agora o programa da Semana da Cultura Tauromáquica de Vila Franca de Xira e do Colete Encarnado:

prog_net

https://www.yumpu.com/pt/document/read/66600841/programacao-colete-encarnado-90-anos-90-dias-90-horas-2022

________________

_____________________

_____________________