Vila Franca de Xira renova distinção de Município Amigo da Juventude

30 Maio 2023, 15:00 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira recebeu no final da passada semana o “Selo de Município Amigo da Juventude” na categoria 5 estrelas (a mais elevada). A distinção foi atribuída durante o III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu no Centro Logístico de Pinhel.

O Município de Vila Franca de Xira renovou assim o feito de 2022, integrando o grupo de 12 municípios que alcançaram a distinção máxima (5 estrelas). Vila Franca de Xira foi agraciada também com a “Bandeira de Município Amigo da Juventude”, entregue pelo Secretário de Estado do IPDJ, João Paulo Correia, e pelo Presidente da FNAJ, Marco Santos, a João Pedro Baião, Vereador com o pelouro da Juventude

A avaliação das candidaturas foi efetuada por um “Comité de Validação” constituído por representantes da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto, CES e da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais.

Esta distinção foi um reconhecimento da estratégia e das boas práticas de Vila Franca de Xira enquanto membro da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude no encontro organizado pela FNAJ, em parceria com a Câmara Municipal de Pinhel, que promoveu uma reflexão sobre o futuro das políticas locais de juventude.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi constituída em 2020 e conta com 161 municípios aderentes. Tem como objetivo impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão da juventude, centrando-se em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.

________________

_____________________

_____________________