Venezuelano vence primeira etapa da Volta ao Alentejo

16 Março 2022, 17:02 Não Por Redacção

O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) conquistou hoje a primeira etapa da Volta ao Alentejo Delta Cafés, triunfando ao sprint no final dos 176,7 quilómetro que ligaram Vendas Novas a Sines. Depois de se impor na Clássica da Arrábida, Aular tomou-lhe o gosto e é o primeiro comandante da Volta ao Alentejo.

A etapa começou a alta velocidade e animada por um quinteto que se colocou em fuga pouco depois de percorridos 40 quilómetros. Fábio Oliveira e Venceslau Fernandes (ABTF-Feirense). Tiano da Silva (ProTouch), César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibim-Marcos Car) juntaram-se em cabeça de corrida. Amealharam as bonificações das metas volantes e os pontos nos prémios de montanha.

O pelotão, que chegou a ter uma desvantagem a rondar os quatro minutos, reagiu a tempo de impedir os fugitivos de discutirem a etapa, promovendo o reagrupamento geral a 20 quilómetros da meta. A aproximação a Sines foi rápida e os velocistas posicionaram-se para discutir a vitória.

Orluis Aular foi o mais poderoso, cortando a meta com 4h05m56s. O segundo foi o minhoto Iúri Leitão, que deu a dobradinha à Caja Rural-Seguros RGA. O terceiro foi Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados). Com as bonificações, Orluis Aular está no comando da geral com menos 4 segundos do que Iúri Leitão e Rodrigo Caixas, que ocupam os lugares imediatos.

Orluis Aular é também o primeiro na classificação por pontos. Rodrigo Caixas é o primeiro nas gerais da montanha e da juventude. A Rádio Popular-Paredes-Boavista está no topo da geral coletiva.

A segunda etapa, a disputar nesta quinta-feira, será novamente ao jeito dos sprinters. Vai ligar Beja a Portel ao longo de 187,7 quilómetros.

________________

_____________________

_____________________