União de Santarém empata em Alcochete
2 Dezembro 2024, 7:57O União de Santarém deslocou-se este domingo, 1 de dezembro, à Academia do Sporting Clube de Portugal, em Alcochete, para defrontar a segunda equipa dos leões, em jogo a contar para décima segunda jornada da Liga 3.
Com o intuito de regressarem às vitórias, União de Santarém e Sporting “B” entraram em jogo soltas e disponíveis, tentando pressionar e encontrar espaços no ataque para chegarem à vantagem. Foi mais feliz o início da formação escalabitana, que logo aos 8 minutos inaugurou o marcador: aproveitando um passe errado de José Silva, Juninho serviu Leandro Alves, em zona frontal, e o avançado brasileiro a desferir um forte pontapé, de fora da área, e a bater o guardião Diogo Pinto. Um grande golo a desfazer o nulo, no primeiro remate às balizas. Tentaram reagir os jovens leões, mas os visitantes mostravam segurança e personalidade, anulando todas as iniciativas do adversário. A resposta surgiu numa bola parada, e Henrique Arreiol, aos 25′, esteve perto da igualdade, mas o livre direto executado à entrada da área, acertou na barra da baliza de Nuno Hidalgo.
O conjunto da casa forçava e logo depois, nova oportunidade, desta vez com Gabriel Silva a permitir a defesa do guardião de Santarém. Ameaça que se concretizou na jogada seguinte, através de Manuel Mendonça, que recebeu um passe em profundidade de Mauro Couto para, de ângulo apertado, empatar a partida. Fruto de um maior acerto leonino, a reviravolta aconteceu, aos 38′, em lance de Mauro Couto na direita, defesa incompleta de Nuno Hidalgo, e Luís Gomes, na zona de conflito, a concretizar o 2-1.
No segundo tempo, o treinador Carlos Fernandes operou três alterações no reinício, alargando a frente de ataque, lançando a equipa em busca do empate. Apesar de várias aproximações, o guarda-redes Diogo Pinto, muito sereno, foi parando todas as investidas contrárias. Mas aos 65′, a insistência dos visitantes surtiu efeito e Pedro Araújo conseguiu a igualdade, respondendo a um cruzamento da direita de Pierre Sagna, aproveitando a apatia da defensiva do Sporting. À passagem do minuto 78, nova reviravolta no resultado, desta feita a favor da União de Santarém: Leandro Alves cobrou um canto no lado direito e o central nigeriano, Ken Bastian, a subir mais alto que todos e a cabecear para o fundo das redes dos leões. E quando todos esperavam o triunfo dos forasteiros, Afonso Moreira, em período de compensação (94′), fugiu pela direita, atirou à baliza, e restabeleceu o empate (3-3), num lance em que o guardião Nuno Hidalgo foi mal batido.
Com este empate, a U. Santarém está no sétimo lugar com 15 pontos, enquanto o Sporting B encontra-se na quinta posição com 17.
Os resultados e a classificação foram os seguintes: