Transporte de passageiros intermunicipal arranca em 2023

9 Novembro 2022, 10:20 Não Por Redacção

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) arrancará no próximo ano com a Empresa Intermunicipal de Transporte de passageiros, depois do concurso público para o serviço ter ficado deserto, o que inviabilizaria a continuidade do transporte de passageiros tal como se encontra actualmente.

Os municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém estão já a inscrever no seu Orçamento de 2023 as verbas necessárias para a constituição do capital social da empresa, que ao que o NS apurou, não tem anda um nome totalmente definido.

Cada município irá participar com uma percentagem na empresa, com um valor variável, de acordo com a dimensão e número de linhas de transporte, de modo a poder ser constituída a empresa.

A empresa terá que estar implementada no próximo ano, sendo que nos planos da CIMLT está também o início do “transporte a pedido”, que muitos munícipes, moradores em zonas mais remotas dos diversos concelhos, entendem fundamental para a sua mobilidade.

A criação da empresa de transportes intermunicipal poderá também ser a resposta às necessidades das populações, quer com a qualidade do transporte, bem como com o número de horários disponibilizados.

Por conhecer está ainda o modelo em que a mesma irá funcionar, bem como a aquisição de viaturas e contratação de motoristas.

________________

_____________________

_____________________