Tornado deixa rasto de destruição em Santo Estevão com mais de 200 árvores destruídas e 10 casas afectadas (com Fotos)

8 Novembro 2022, 16:00 Não Por João Dinis

Um fenómeno de vento extremo, semelhante ao ocorrido a 24 de Dezembro do ano passado em Foros de Salvaterra, que teve lugar pouco depois das 15 horas desta terça-feira, 8 de Novembro, em Santo Estevão, deixou um rasto de destruição na zona da Mata do Duque 1, danificando mais de 200 árvores e afectando cerca de uma dezena de habitações, numa avaliação preliminar da Protecção Civil Municipal de Benavente.

De acordo com os moradores, o fenómeno de vento e chuva durou cerca de um a dois minutos e deixou várias árvores caídas no perímetro habitacional, havendo mesmo algumas habitações que ficaram com partes de árvores em cima dos telhados.

Uma dezena de habitações ficou sobretudo com os telhados afectados, sendo também possível observar vários pátios com restos de árvores.

De acordo com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Benavente, José Nepomuceno, o alerta foi dado pelas 15.16 horas, tendo de imediato sido accionadas para o local várias equipas da corporação, num total de 20 operacionais, apoiados por 6 viaturas.

No local estiveram também o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, bem como o Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente, que realizam o levantamento de todos os danos.

Apesar da destruição verificada em habitações e árvores, não se registaram feridos.

As autoridades vão continuar a fazer o levantamento dos estragos provocados pelo “tornado”, de modo a avaliar a total extensão dos danos.

________________

_____________________

_____________________