Skatepark de Santarém inaugurado debaixo de chuva de críticas (com Fotos)
13 Agosto 2023, 4:44O novo skatepark de Santarém foi inaugurado, oficialmente, na tarde de sábado, 12 de Agosto, por vários skaters, convidados a participar no “6º open de Skate Scalabitano”. Embora o convite oficial tenha chegado aos respectivos convidados em nome do presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, nenhum membro do executivo atendeu à inauguração oficial.
Ainda que seja um pedido da comunidade skater de Santarém que data de há vários anos, uma vez que a única estrutura existente na cidade para o efeito sita em Vale de Estacas, e é consideravelmente fora de mão para os praticantes que residem na zona do planalto, a nova infrasestrutura está a ser alvo de muitas críticas nas redes sociais, especialmente devido ao preço que é considerado elevado para a quantidade e qualidade das rampas e corrimões.
Segundo a documentação disponível no portal base.gov a “Aquisição e Instalação de Rampas Movíveis para a Prática de Skateboarding” foi adjudicada pela Câmara de Santarém por 74.880 euros, em consulta prévia, a Artur Georgio Pião Casaca, residente em Santarém e figura conhecida na cidade e na comunidade da modalidade. O promotor do projecto garante ao NS que a qualidade dos equipamentos é elevada e que a polémica é descabida. “São madeiras nórdicas e metais galvanizados, e esses materiais são caros”, vinca, acrescentando que ouviu ainda críticas à fixação das rampas, explicando que o skate park só ficou completo durante a manhã deste sábado, depois de todas as rampas estarem fixas ao chão. Artur Casaca relembra ainda que já houve, outrora, um skatepark no planalto, mas que os materiais não foram os indicados e que se deteriorou rapidamente, situação que segundo o mesmo não vai acontecer neste caso. Questionado sobre o porquê de não haver nenhum representante da Câmara de Santarém na inauguração do Skatepark, Artur Casaca revelou que essa decisão foi tomada devido às polémicas levantadas pela comunidade.