Skate parque de Santarém continua a gerar polémica

23 Agosto 2023, 14:30 Não Por André Azevedo

O Skate parque de Santarém continua a gerar polémica, após a autarquia encerrar o espaço para iniciar um inquérito ao processo de adjudicação e para vistorias técnicas ao espaço. As concelhias do Partido Socialista e CDU também se manifestaram em comunicado.

Os socialistas apoiam a decisão do líder do executivo em lançar o processo de inquérito e referem que “as responsabilidades devem ser assumidas por todos os intervenientes no processo. (…) Se por um lado é necessário aferir as responsabilidades técnicas e administrativas do procedimento de contratação, por outro lado, é essencial que se avalie as responsabilidades políticas pela decisão de contratação, instalação e funcionamento deste novo skate parque em Santarém”, afirma o PS em comunicado emitido na terça-feira, 22 de Agosto.

O comunicado do PS refere ainda que o equipamento não é uma prioridade para o concelho nem consta do acordo pós-eleitoral de governação do município e que se trata “de uma infraestrutura provisória, num espaço que ainda há pouco tempo teve apresentação e discussão pública do Programa para o Campo Emílio Infante da Câmara, até à criação de um novo e definitivo espaço para a prática do skateboarding”.

Já a CDU “expressa a sua profunda preocupação com a falta de rumo demonstrada pelo atual executivo municipal (PS-PSD) no que diz respeito à gestão dos recursos públicos e à promoção do lazer e cultura para os jovens do concelho”. Os comunistas referem ainda que após uma visita ao local e várias conversas com praticantes da modalidade consideram que o investimento feito na infraestrutura é “excessivo e retrato do mau uso dos recursos financeiros, uma vez que a infraestrutura instalada não é condizente com aquele valor”. No mesmo comunicado levantam ainda críticas à autarquia pela falta de acompanhamento evidente “uma vez que o skate parque foi encerrado pela própria Câmara, poucos dias após a sua contestada inauguração”.

O skate parque de Santarém representou um investimento de 75 mil euros por parte da autarquia, e foi adjudicado em consulta prévia a Artur Casaca, conhecida figura da modalidade em Santarém.

____________________

____________________