Santo Estevão volta a estar sem médico e Câmara de Benavente luta por soluções

9 Fevereiro 2022, 17:24 Não Por João Dinis

O médico que o ano passado veio para o posto médico de Santo Estevão, onde diariamente atendia os pacientes da freguesia, num total de cerca de 2 mil utentes, deixou recentemente a unidade, voltando a agravar o problema da falta de médicos no concelho de Benavente, onde cerca de 10 mil pessoas não possuem médico de família e são obrigadas a recorrer às consultas de urgência para ver atendidas as suas necessidades básicas.

A situação foi confirmada por Carlos Coutinho (CDU), Presidente da Câmara Municipal de Benavente, que em resposta à vereadora Sónia Ferreira (PSD), referiu que a saída do médico da unidade se deveu a questões pessoais, que fizeram com que este fosse para São Miguel, nos Açores, e uma vez que este não detinha contrato de exclusividade com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo.

“A situação é catótica no Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo”, frisou Carlos Coutinho, que acrescentou que o município está a desenvolver contactos com a Santa Casa da Misericórdia de Benavente para que uma médica possa realizar 20 horas semanais em Santo Estevão de modo a menorizar os problemas existentes com a falta de médico na freguesia.

O autarca anunciou ainda que existe a possibilidade de uma médica com vínculo ao estado poder vir para o concelho de Benavente, mas que essa é uma possibilidade ainda remota.

“Neste momento até as empresas de trabalho temporário estão com dificuldades em encontrar soluções”, lamentou o autarca.

________________

_____________________

_____________________