Santarém promoveu enoturismo e olivoturismo na BTL

2 Março 2024, 11:50 Não Por Redacção

O stand do Município de Santarém na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), recebeu uma ação de promoção do enoturismo e olivoturismo, como pontos de atracão turística do concelho.

Para a autarquia, a vinha e o olival, património rural existente há muito tempo no Concelho de Santarém, são elementos extremamente importantes não só em termos socioeconómicos como culturais.

“Estas culturas que marcam a paisagem, não só produzem vinho e azeite de qualidade inegável, como, através de uma visão estratégica diferenciadora, possibilitam, atualmente, outras vertentes económicas como o turismo e a gastronomia, resultando em ofertas no âmbito do enoturismo e do olivoturismo”, salienta ainda o Município de Santarém.

Para discutir o tema, decorreu uma mesa-redonda denominada “Enoturismo e Olivoturismo em Santarém: Desafios e Oportunidades”, que contou com as participações de Pedro Beato, Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, Raul Violante, Presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Mariana Cândido, Administradora da Quinta da Ribeirinha, Rafaela Pardal, Enóloga da Adega Cooperativa de Alcanhões, Alexandre Gaspar, CEO da Quinta do Arrobe e ainda com Maria João Botelho, Coordenadora da APRODER (Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo) e Amílcar Malhó, coordenador da secção de Gastronomia da AMPV (Associação de Municípios Portugueses do Vinho). A moderação da mesa-redonda foi conduzida por Nuno Russo, Vereador na Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho de Santarém.

Nuno Russo referiu que “Santarém tem um potencial enorme na área agrícola que, aliado ao turismo, valorizam cada vez mais o nosso território. Apesar de o conceito do olivoturismo ainda não estar muito desenvolvido na região, é importante potenciar este produto local, como já efetuado para o enoturismo, e que em conjunto com o vinho e a gastronomia enriquecem ainda mais a oferta turística da região, defendendo as tradições, mantendo a atividade do setor agrícola, e promovem o desenvolvimento económico no Concelho de Santarém”.

Esta iniciativa, para além de dar a conhecer o que está a ser feito no concelho de Santarém para desenvolver estas novas perspetivas, serviu também para divulgar os projetos já implementados nas áreas do enoturismo e do olivoturismo.
“Estes novos produtos turísticos envolvem o visitante num ambiente rural, permitindo-lhes degustar os azeites ou os vinhos, agendar refeições ou um convívio de amigos, efetuar uma visita às vinhas ou aos olivais e inteirar-se do processo produtivo”, salienta a autarquia, que acredita que através destas iniciativas, se dão também a conhecer a história, as tradições e a cultura do vinho e do azeite; reconhecem o passado, protegem e valorizam o património rural e tornam-no acessível e interativo à restante população.

________________

_____________________

_____________________