Reflorestação devolve Parque da Asseiceira à população (Com Fotos)

13 Março 2022, 20:23 Não Por João Dinis

O Parque da Asseiceira, em Benavente, recebeu este domingo uma acção de reflorestação promovida pela Câmara Municipal de Benavente, em parceria com a Life Terra, uma associação ambiental europeia que se propõe a plantar num curto espaço de tempo 500 milhões de árvores na Europa, uma por cada cidadão europeu.

Na acção deste domingo, em que marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, o vereador Joseph Azevedo, inúmero funcionário da autarquia e cidadãos anónimos, foram plantadas as primeiras cinquenta árvores, Freixos (Fraxinus excelsior), que deram início ao processo de reabilitação do Parque da Asseiceira, que em breve será devolvido aos Benaventenses e dotado de infraestruturas de lazer, a que estas árvores vão dar sombra.

Além da reflorestação, a Câmara Municipal de Benavente e a Life Terra assinaram também um protocolo, que pretende levar às escolas o projecto, consciencializando também os jovens alunos do concelho de Benavente para as boas práticas ambientais e para a importância da preservação do meio ambiente.

Carlos Carvalho, responsável do projecto Life Terra em Portugal salientou que “foi uma manhã óptima”, isto porque “cumprimos os nossos objectivos, as arvores estão plantadas e começamos aqui uma cooperação entre a Câmara de Benavente e o Life Terra”, num projecto conjunto que irá muito além desta reflorestarão, levando também a natureza às escolas e colocar os alunos em contacto com a Terra.
O projecto educacional irá agora ser desenvolvido em parceria com o Município de Benavente, sendo depois implementado nos agrupamentos escolares.

O Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, começou por agradecer a todos os voluntários que participaram na reflorestação do espaço, acção fundamental para a defesa do património ambiental de Benavente.

Carlos Coutinho salientou ainda o trabalho que está a ser desenvolvido no Parque da Asseiceira, que irá ter infraestruturas de lazer e lúdicas, muito em contacto com a natureza. “Nós estamos cá para estarmos juntos e para partilharmos os bons momentos da vida”, referiu, acrescentando que acredita “que este é um espaço que terá todas essas condições, e assim sendo nós estamos todos de parabéns porque acho que cumprimos aqui um objectivo importante”, disse.

No local estão agora plantadas as primeiras árvores dos 500 milhões que vão ser colocadas um pouco por toda a Europa, bem como se encontram a ser montadas estruturas que vão ficar em breve ao dispor da população. Além de diversas mesas e bancos para piqueniques, o espaço contará ainda com um campo de futebol de praia e outro de voleibol, bem como muito espaço verde e natureza.

________________

_____________________

_____________________