Radar que vai ser instalado na Reta do Cabo já está em testes na Ponte Vasco da Gama

14 Março 2021, 16:18 Não Por João Dinis

O radar que, conforme foi anunciado em Agosto do ano passado, será instalado no troço da Estrada Nacional 10 (EN10) que liga Vila Franca de Xira, ao Porto Alto, na “Reta do Cabo”, encontra-se já em fase de testes na Ponte Vasco da Gama.

De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), está em decurso um teste ao novo modelo de radar de velocidade média, na Ponte Vasco da Gama.
Este radar, que vai ser instalado na Reta do Cabo, possivelmente até final de 2021, faz o “o controlo de velocidade média entre dois pontos”, possuindo também “capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos”, mesmo “nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”.

O objectivo primordial é expandir a densidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), sendo instalados 50 novos locais de controlo de velocidade, 30 deles fiscalizam a velocidade instantânea, e 20 a velocidade média.

De momento, recorde-se além da Reta do Cabo, foram também anunciados na altura mais seis locais onde vão ser instalados radares de velocidade média, EN5 em Palmela, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra e IC8 na Sertã, sendo que também na Ponte Vasco da Gama deverá ficar posicionado um destes radares.

Estes radares não terão localização fixa, e irão rodar entre 20 localizações possíveis. O condutor não saberá assim se o radar em questão está ou não instalado no local. De qualquer das formas, será avisado pelo sinal trânsito H42 indicativo da localização do radar.

Estes radares registarão a hora de entrada e saída de um condutor em determinado troço de estrada. Será considerado que o condutor circulou em excesso de velocidade, caso o condutor faça a distância entre os dois pontos em menos tempo do que o mínimo estipulado para esse percurso. A multa chega ao condutor a casa via carta.

____________________