![](https://noticiasdosorraia.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/10/Escola-Jose-Relvas-1140x641.jpg)
Qualidade e quantidade das refeições na cantina da Escola de Alpiarça não satisfaz alunos e pais
21 Outubro 2024, 10:29Vários encarregados de educação da escola EB 2,3/S José Relvas, em Alpiarça fizeram chegar ao município um conjunto de reclamações sobre a qualidade das refeições servidas na cantina da escola, revelou a presidente da Câmara, Sónia Sanfona, durante a última reunião do executivo municipal.
As refeições, fornecidas por uma empresa externa contratada em acordo quadro pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, foram alvo de críticas de pais e alunos pela baixa qualidade e pouca quantidade. Também as enormes filas que existem todos os dias durante a hora de almoço foram criticadas, já que muitas vezes os alunos acabam por passar mais tempo à espera do que dispõe para comer e não se atrasar para as aulas depois de almoço.
A autarca referiu que vai ser contratada uma nutricionista para que o município tenha meios de fazer o acompanhamento das refeições servidas pela empresa que gere a cantina da escola.
Sónia Sanfona revelou ainda que foi proposto à direção da escola a criação de um programa que permitisse aos pais ir almoçar à escola de maneira a “fiscalizar” o que é servido aos alunos, à semelhança do que acontece noutros municípios, como Almeirim. A autarca frisou que a ideia não tem suscitado muito interesse por parte da direção da escola, que ainda não deu qualquer resposta.
“É importante para os pais. Sentem essa necessidade”, vincou a autarca socialista, acrescentando que será feita também uma “combinação de menu” que atraia professores a almoçar no refeitório escolar.
Relativamente às “filas enormes”, Sónia Sanfona refere que o problema prende-se com a má organização dos horários por parte da própria escola, que concentra os alunos à mesma hora.
“Já chegámos a servir 270 refeições numa hora”, alertou Sónia Sanfona, que já recomendou à direção da escola que se faça um ajuste nos horários das horas de almoço para que se consiga reduzir as filas de espera.