PSP desmente Pedro Frazão
10 Maio 2024, 12:40Na mais recente reunião do executivo da Câmara de Santarém, na segunda-feira, 6 de Abril, o vereador eleito pelo partido CHEGA, Pedro Frazão, acusou a PSP de Santarém de se ter recusado a responder a uma denúncia de alteração da ordem pública, envolvendo jovens indostânicos, por terem receio de acusações racistas.
O também eleito deputado da Assembleia da República, referiu durante a reunião que teria, alegadamente, recebido uma denúncia de uma moradora referindo que vários jovens pertencentes à comunidade indostânica estaria a importunar pessoas nas Portas do Sol, atirando-lhes água e insultando quem os chamava a atenção. A moradora terá ainda confidenciado que alertou as autoridades e que a resposta da PSP foi que não se deslocariam ao local porque se interviessem eram acusados de racismo, referiu o autarca durante a sua intervenção no período antes da ordem do dia.
O NS contactou a PSP de Santarém para esclarecer as acusações de incompetência proferidas pelo vereador do CHEGA.
O Comando Distrital da PSP esclareceu, em resposta ao NS, que não tem conhecimento de “qualquer reporte de uma chamada que não tenha sido respondida nas Portas do Sol, ou em qualquer outro local, com indivíduos da comunidade indostânica, ou de qualquer outra etnia”.
No mesmo comunicado, o Comando Distrital esclarece ainda que “Polícia de Segurança Pública de Santarém intervém sempre que solicitado e necessário, independentemente de etnias ou culturas”.
O NS contactou, através do e-mail disponibilizado na página da Câmara de Santarém, o vereador Pedro Frazão, para esclarecer se havia provas da veracidade do testemunho que apresentou. Até ao momento não nos foi possível obter qualquer resposta por parte do autarca.