Projecto-piloto de recolha de lixo porta a porta nos centros históricos de Benavente e Samora Correia

8 Novembro 2022, 11:43 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Benavente, em parceria com a Ecolezíria, irá implementar nos Centros Históricos de Benavente e Samora Correia, onde decorrem obras de requalificação, a recolha de lixo no sistema porta a porta.

A revelação foi feita por Carlos Coutinho (CDU), Presidente da Câmara Municipal de Benavente, que questionado pelo vereador Luís Feitor (PSD) sobre a dificuldade dos residentes em identificar os locais de deposição do lixo doméstico, referiu que a situação actual é provisória, até que se concluam as intervenções e possa ser implementado o novo sistema de recolha de resíduos domésticos.

Carlos Coutinho, que é também Presidente do Conselho de Administração da Ecolezíria, revelou ainda que a empresa intermunicipal abandonou o projecto de implementação da recolha porta a porta em todos os concelhos, dados os elevados custos da operação, que iria aumentar em cerca de 60% o valor a cobrar aos munícipes, cujo pagamento da taxa de resíduos é efectuado através da factura da água.

Sobre o projecto de recolha de resíduos nos Centros Históricos de Benavente e Samora Correia, o autarca considera que “é necessário neste momento, em função das obras que fizemos” implementar este sistema, retirando das ruas os contentores ou ilhas ecológicas, que este considera também uma solução demasiado onerosa, sendo que o projecto irá decorrer numa fase piloto e de adaptação dos munícipes à nova realidade.

Carlos Coutinho salientou ainda que a solução “é uma medida que se ajusta”, e que os custos da mesma “têm um peso que a Câmara poderá absorver”, o que significa que a existir um aumento de custos na operação de recolha de resíduos, estes não terão reflexo na factura paga pelos utilizadores.

O autarca não adiantou no entanto uma data para o início da operação, esperando que se concluam em definitivo as intervenções.

Até lá os munícipes continuam a utilizar os contentores colocados de modo provisório.

________________

_____________________

_____________________