Profissionais apresentam candidatura para criação de USF em Salvaterra de Magos

8 Setembro 2022, 12:31 Não Por João Dinis

Os profissionais, médicos e enfermeiros, do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, através do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, apresentaram recentemente a candidatura à criação da Unidade de Saúde Familiar (USF) em Salvaterra de Magos, revelou esta quarta-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

A proposta da criação da “USF Rainha do Tejo”, foi remetida à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), entidade que gere e assegura os recursos do Serviço Nacional de Saúde, que apreciará agora a candidatura, bem como a necessidade da criação desta nova Unidade de Saúde Familiar, que tem como principal objectivo melhorar as condições de acesso à saúde da população, num concelho onde mais de 70% dos utentes não possui médico de família.

Com a criação de uma USF, irá existir uma significativa melhoria nos vencimentos dos clínicos, que todos acreditam ser fundamental para a fixação de médicos no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos.

De acordo com Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, esta primeira USF no concelho de Salvaterra de Magos irá abranger as freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, sendo que assim que possível, quando existirem médicos suficientes para a criação de uma segunda USF, se avançará para a criação da unidade que aglutinará as freguesias de Marinhais, Glória do Ribatejo e Granho.

O autarca revelou ainda acreditar que a criação desta USF possa “mitigar os problemas existentes com a saúde no concelho”.

________________

_____________________

_____________________