Pouca adesão à manifestação pela saúde não desmoraliza Comissão de Utentes de Benavente (com Fotos)

1 Outubro 2022, 13:51 Não Por João Dinis

Numa concertação das Comissões de Utentes dos concelhos de Benavente, Alenquer, Azambuja e Vila Franca de Xira realizaram-se esta sexta-feira, manifestações à porta dos Centros de Saúde de cada localidade, com o objectivo de alertar o Governo para as necessidades urgentes nos postos de saúde, nomeadamente a falta de médicos de família.

Em Benavente, são cerca de seis mil os utentes que não têm acesso a médico de família, mas na tarde desta sexta-feira, 30 de Setembro, para contarmos 60 pessoas, 1% da população de Benavente que não tem médico de família, tivemos que juntar os autarcas que ali se foram solidarizar com a população, a patrulha da GNR que passou pelo local e três pessoas que se deslocaram ao multibanco.

Ainda assim, Domingos Pereira, um dos responsáveis da Comissão de Utentes do Concelho de Benavente, que lamentou a pouca adesão ao movimento, garantiu aos presentes que irão continuar a lutar por melhores condições para o Centro de Saúde de Benavente, sobretudo a integração de novos médicos.

Domingos Pereira agradeceu ainda a disponibilidade da Câmara Municipal de Benavente em apoiar, não só as iniciativas da Comissão de Utentes, como também todo o esforço que está a ser feito para encontrar médicos, bem como para a criação da Unidade de Saúde Familiar.

Numa curta intervenção, Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, voltou a frisar os programas do município para a saúde, nomeadamente o apoio aos médicos, através do arrendamento de uma habitação, bem como a disponibilidade para o investimento de cerca de 1 Milhão de euros, a três anos, no projecto da Unidade de Saúde Familiar, que poderá em breve ser protocolado com o Ministério da Saúde.

Carlos Coutinho salientou ainda o contributo da Santa Casa da Misericórdia de Benavente no apoio ao funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), fundamental para o atendimento aos utentes sem médico de família, e que agora acolhe também utentes do concelho de Azambuja.

As Comissões de Utentes aprovaram esta sexta-feira uma moção, que será agora apresentada ao Governo, onde reivindicam um conjunto de necessidades que urge colmatar.

________________

_____________________

_____________________