Chamusca vive a “maior semana do ano” celebrando a Ascensão (com Fotos)

5 Maio 2024, 3:43 Não Por João Dinis

O requalificado Largo 25 de Abril, na Chamusca, recebeu na tarde deste sábado a cerimónia oficial de abertura da Festa da Ascensão 2024, “a maior semana do ano”, como referiu o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado.

O autarca, na sua intervenção na abertura do certame, destacou a importância do certame para a economia local, que tem ali grande parte do seu negócio, e que durante os nove dias da Ascensão se promove perante os milhares de visitantes que acorrem à vila denominada de “Coração do Ribatejo”.

Lamentando ainda que as acessibilidades continuem a ser um grave entrave ao desenvolvimento do concelho da Chamusca, num momento em que tanto se fala em Coesão Territorial, Paulo Queimado enalteceu o trabalho dos agentes económicos do território, que tem que trabalhar em dobro para alcançar os resultados que teriam se os acessos fossem aqueles que estão há muito prometidos.

Paulo Queimado enalteceu depois os trabalho desenvolvidos, quer na requalificação da zona histórica da freguesia sede de concelho, quer em áreas como a educação, onde foram investidos 6 Milhões de euros na requalificação da Escola Sede, o novo Centro de Saúde e o investimento nas pessoas, feito na área Social, sendo o concelho da Chamusca um dos poucos no país a ter duas incubadoras de inovação social.

As obras de requalificação na área envolvente ao edifício dos Paços de Concelho da Chamusca, promoveram também algumas alterações ao figurino do certame. O espaço dedicado ao artesanato, que contempla também um palco secundário, está agora adaptado, bem como o espaço das largadas e atividades taurinas.

Paulo Queimado terminou a sua intervenção deixando um convite a todos para visitarem a Chamusca todos os dias, mas especialmente na Quinta-feira de Ascensão, este ano a 9 de maio, dia em que é feita a tradicional entrada dos toiros, atividade sempre presenciada por milhares de entusiastas.

Recorde-se ainda que o programa da Ascensão 2024, tem como grande aliciante os concertos de Soraia Ramos (dia 5), Orquestra Tipica Scalabitana(dia 6), Rita Rocha (dia 7), Carlão (dia 8), Romana (dia 9), GNR (dia 10), Bárbara Tinoco (dia 11) e Chamusca Cantada (dia 12).

________________

_____________________