PJ fez buscas em Santarém em operação que terminou com 15 detidos por esquema de branqueamento transnacional

11 Abril 2023, 16:52 Não Por Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 15 pessoas de norte a sul do país alegadamente envolvidas num esquema de branqueamento transnacional estando, por isso, indiciadas de branqueamento e burla qualificada e informática, adiantou esta força policial.

Em comunicado, a PJ referiu que em causa estará um esquema de branqueamento de caráter transnacional que visa ocultar, converter e integrar na economia legítima importâncias provenientes de diversos tipos de burlas, sendo os lesados em regra cidadãos nacionais.

“As vítimas, por meio de engano e erro consciente, abriam mão de importâncias que transferiam para contas de terceiros, supostos fornecedores de bens e serviços ou intermediários de crédito, a que se sucediam outros movimentos financeiros que visavam criar uma cortina sobre aqueles que procediam à integração final na economia real, já em países terceiros (Benim e Lituânia), ficando as vantagens ‘limpas’ para a organização”, explicou.

De igual modo, acrescentou a PJ, eram remetidos para esses países os cartões de crédito e credenciais de movimentações de contas, operando posteriormente a organização a partir daí.

Na sequência da investigação, a PJ deteve 15 pessoas de nacionalidade portuguesa entre os 25 e 60 anos e com ocupações diferenciadas.

De acordo com esta força policial, os suspeitos faziam desta atividade ilícita modo de vida, tendo distinto grau de conhecimento quanto à prática dos factos dadas as funções ocupadas na estrutura da alegada organização.

Além dos 15 detidos, a PJ apreendeu, no âmbito de 36 buscas domiciliárias realizadas de norte a sul do país, documentação diversa, material informático, cartões bancários e de telecomunicações.

As buscas foram realizadas nos municípios de Porto, Gondomar, Ermesinde, Braga, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Paredes, Vila do Conde, Maia, Esposende, Barcelos, Viana do Castelo, São Mamede de Infesta, Águeda, Figueira da Foz, Ovar, Coimbra, Ílhavo, Alcobaça, Santarém, Murça, Reguengos de Monsaraz, Évora, Vila Viçosa, Castelo de Vide, Carnaxide, Montemor-o-Velho, Palmela, Setúbal, Covilhã, Cacém, Lisboa, Sintra, Olhão e Santa Cruz.

A operação, apelidada de “Não passes cartão”, envolveu 180 elementos.

Os suspeitos vão agora ser presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto para a aplicação das medidas de coação.

________________

_____________________

_____________________