Passes dos transportes públicos não aumentarão em 2023

13 Setembro 2022, 18:25 Não Por Redacção

O Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, afirmou que os preços dos passes e assinaturas dos transportes públicos não aumentarão em 2023, apesar da inflação, devido ao programa Famílias Primeiro, numa declaração em Esposende, após o 6.º Encontro Nacional das Autoridades de Transportes.

Jorge Delgado sublinhou que “nos últimos anos foi dado um passo enorme, gigante, na melhoria das condições para promovermos melhor mobilidade para todos”, referindo-se à criação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

O PART, lançado em Março de 2019, foi “uma revolução que promoveu uma redução muito expressiva do valor do preço dos bilhetes” dos transportes públicos e um “aumento muito significativo” da procura.

No entanto, “há ainda muito a fazer”, desde logo na melhoria das condições físicas das redes de transporte, com a renovação das frotas.

“Temos de melhorar muito a mobilidade activa, seja a pedonal seja a ciclável. E temos de continuar a impulsionar toda a gente a perceber que o transporte público e o transporte partilhado são as melhores soluções para o dia-a-dia”, referiu.

________________

_____________________

_____________________