“O Principezinho em Salvaterra” é o nono livro infanto-juvenil editado pela Câmara de Salvaterra de Magos

13 Setembro 2022, 17:50 Não Por Redacção

Foi apresentado no passado dia 10 de Setembro, por ocasião das nonas Jornadas de Cultura, o nono livro infanto-juvenil editado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, intitulado “O Principezinho em Salvaterra”, da autoria de Helena Sacadura Cabral com ilustrações de Ana Teresa Pontífice.

Com esta iniciativa, cuja primeira obra foi editada em 2014, o Município de Salvaterra de Magos pretende “fomentar o gosto pela leitura entre as camadas mais jovens da população levando-os a conhecer, de forma lúdica, a história do concelho, ao mesmo tempo que procura promover, divulgar e preservar a memória e a identidade desta comunidade.”

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio recordou os livros já editados pela autarquia e salientou, “é divertido ler e ainda mais quando há oportunidade de perceberem, através destes livros, que estão a ver locais e a conhecerem factos que dizem muito do concelho onde residem“.

Helena Sacadura Cabral explicou que a inspiração para escrever esta história surgiu das recordações de infância e das histórias que lhe contavam, nomeadamente a que mais a marcou “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry. “Esta história marcou-me muito e decidi que era um principezinho especial que iria trazer para Salvaterra de Magos“, contou a autora.

Para o público infanto-juvenil nunca tinha escrito e para mim foi muito profícuo porque já tive convite de uma editora para fazer outro. Entrar no mundo das crianças e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes alguma coisa, foi a minha intenção, falar-lhes de Salvaterra de Magos, do Tejo, da Falcoaria“, acrescentou.

Ana Teresa Pontífice explicou que “ilustrar um livro infantil sempre foi um sonho“. “Gosto muito da parte de criar para crianças e de podermos utilizar mais a nossa imaginação e a nossa criatividade e, por isso, foi mesmo um prazer fazer estas ilustrações“, contou.

O livro foi distribuído gratuitamente ao público presente e, à semelhança de anos anteriores, a iniciativa assumiu um cariz solidário já que a sugestão da autarquia foi a de trocá-lo por uma embalagem de cereais, que será distribuída através do projecto municipal “Loja Social”. 

________________

_____________________

_____________________