Oito carros destruídos, casas e instalações agrícolas e mais de uma centena de árvore derrubadas por mini tornado em Salvaterra de Magos

24 Dezembro 2021, 18:49 Não Por João Dinis

O mini-tornado, que por volta das 14.30 horas, desta sexta-feira, 24 de Dezembro, se abateu sobre os Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos, provocou inúmeros estragos, em valor ainda não calculado pelas autoridades que se encontram no local com cerca de vinte operacionais, apoiados por seis viaturas.

De acordo com Paulo Dionísio, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, o fenómeno extremo de vento, concentrou-se entre a Aldeia do Peixe e o Granho, no concelho de Salvaterra de Magos e dos danos mais avultados destaque para a destruição de oito viaturas, cinco de militares da GNR afectos ao Posto de Trânsito de Salvaterra de Magos, junto è entrada da Auto-Estrada 13, bem como três da força de segurança.

Destaque também para os estragos provocados em diversas habitações, algumas mesmo com os telhados arrancados e chaminés caídas, bem como instalações agrícolas destruídas e um pombal de competição que terá também desaparecido.

O vento forte derrubou também alguns postes de electricidade, que deixou algumas habitações sem luz, estimando Paulo Dionisio que dentro de uma a duas horas a situação regresse à normalidade.

Todas as estradas que ficaram obstruídas pela queda de árvores já se encontra transitáveis.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém não existem vítimas a registar, apenas os danos materiais de valor ainda não calculado.

Nas operações de limpeza estão as equipas dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, com o apoio da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros e da Força Especial de Bombeiros, estacionada em Almeirim.

________________

_____________________

_____________________