Hospital de Vila Franca de Xira assinala Natal com funcionários

24 Dezembro 2021, 19:24 Não Por Redacção

Apesar das contingências impostas pela pandemia, o Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) celebrou com os seus funcionários e colaboradores o Natal, assinalando a quadra com um Café de Natal oferecido a todos os Serviços do Hospital e uma Missa de Natal. 

Na mensagem enviada a todos os funcionários do HVFX, o presidente do Conselho de Administração, Carlos Andrade Costa, destacou a forma como foi encarada a transição para EPE, afirmando que só “o empenho de todos nós permitiu suavizar o processo de alteração jurídica que enquadra, agora, o nosso Hospital fazendo-o partilhar do mesmo enquadramento jurídico de praticamente a totalidade dos hospitais que integram o nosso Serviço Nacional de Saúde”.

Carlos Andrade Costa destacou ser o Futuro, “o que mais importa”, que devemos “olhar para o Futuro com confiança e com a convicção de que vale a pena ter projectos, ambições e vontade de fazermos mais”. 

Um Futuro que passa, segundo Carlos Andrade Costa, por fazer “crescer o número de profissionais. Aprofundar e modernizar a diferenciação tecnológica directamente afecta à prestação de cuidados. Investir em novas facilidades em tecnologias de informação”.

Mas, o grande desafio apontado pelo presidente do Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, e assumidamente “uma  prioridade para este Conselho de Administração é dar passos decididos visando a ampliação do próprio Hospital de Vila Franca de Xira”, sublinhou Carlos Andrade Costa.

Aliás, Carlos Andrade Costa deu conta de ter já existido uma “primeira reunião exploratória  com os responsáveis da equipa que projectou o edifício,   em que se esboçaram as prioridades a ter em conta nesse exercício de ampliação”, disse reforçando ser “este, sem qualquer dúvida, um projecto ambicioso e do qual não queremos desistir.  Sabemos que será um processo arrastado no tempo. Complexo. Dispendioso. Mas essencial. E por ser essencial decidimos iniciá-lo ainda em 2021”.

Na mensagem que enviou aos funcionários e colaboradores do HVFX, Carlos Andrade Costa fez, ainda, o balanço dos primeiros sete meses de EPE, “meses já marcados por um forte sinal de investimento na renovação de equipamentos e aquisição de novos equipamentos, uma forte determinação em aumentar o número de novos médicos”:

“Aumentar a contratação de novos profissionais de enfermagem, sendo visível o início dessa determinação na crescente estabilidade das equipas de enfermagem. Também, ao nível dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, onde apenas na área da Patologia Clínica se contrataram, logo no mês de Junho sete novos TDT’s. A par daquele que tem sido o aumento expressivo da actividade deste mesmo Serviço, com a redução dos tempos de resposta”.

Estes são passos já dados que permitem afirmar que “existem muitas razões para olharmos o Futuro com confiança”, concluiu o presidente do conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, assumindo que “as decisões que importam para o Futuro desta Casa, devem ser tomadas pensando que todos somos o essencial nesta Casa. Mas, verdadeiramente essenciais, somos pelo que esta Casa representa para os nossos doentes, através do empenho de todos os que nela trabalhamos”, concluiu Carlos Andrade Costa.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

________________________