O rio e os peixes do rio em tertúlia em Benavente

23 Outubro 2020, 14:32 Não Por Redacção

Benavente associa-se à iniciativa do Dia Mundial dos Peixes Migradores, uma iniciativa global que através de eventos locais em todo o mundo, divulgados pela World Fish Migration Foundation, que tem com objectivo sensibilizar o público para a importância da manutenção de rios “saudáveis”, com especial destaque para os peixes migradores e as suas necessidades.

Deste modo, este sábado, 24 de Outubro, pelas 16 horas, será realizada em Benavente uma conferência com o tema: “O rio e os peixes migradores como oportunidade. Valorização deste recurso endógeno e abordagem dos factores que o ameaçam”, que será transmitida para todo o mundo através das redes socias.

Com moderação de Maria João Correia, esta conferência terá como oradores, Carlos Coutinho (Presidente da Câmara Municipal de Benavente), David Silva (da Associação Portuguesa de Educação Ambiental), Maria Helena Alves (Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste da Agência Portuguesa do Ambiente), Cristina Gonçalves (Departamento de cultura, educação e desporto da Câmara de Benavente), Ricardo Espírito Santo (Reserva Natural do Estuário do Tejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Carlos Alexandre (Investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), João Diogo (Operador turístico) e os pescadores Francisco Simãozinho e Roberto Agostinho.

O evento decorrerá no Parque Ribeirinho de Benavente, mas neste local só estarão os participantes na tertúlia. Tendo em conta a situação de pandemia atual, não poderão participar mais pessoas no evento. Contudo, a difusão do evento será transmitida em streaming pelos canais de Facebook da CMB e no  Youtube da ASPEA.

Será uma tertúlia à beira-rio, transmitida em direto para proporcionar a participação de maior número de pessoas, estimulada pelo debate presencial de personalidades de diferentes setores, escolhidos por apresentarem diversas perspetivas dos ecossistemas aquáticos de água doce, com enfoque nos peixes migradores.

________________

_____________________

_____________________