Natal em Salvaterra de Magos com muita animação

16 Novembro 2022, 8:12 Não Por Redacção

Embora sem as tradicionais iluminações de Natal, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos promove até 1 de Janeiro de 2023, a Campanha “Natal e a Economia Local”, que além de premiar os clientes do Comércio Local do concelho, tem também um conjunto de actividades lúdicas e culturais em todo o concelho.

O programa de animação de Natal levado a cabo pela autarquia, conta também com a colaboração das associações, colectividades, comissões de festas, IPSS’s e juntas de freguesia do concelho, conta com um vasto programa de iniciativas, desde teatros infantis, concertos, Feira do Livro de Natal, exposições, animação de rua com Pai Natal e duendes, entre muitas outras de cariz cultural, desportivo, recreativo e solidário (consultar programa).

A Feira do Livro de Natal arranca no dia 26 de Novembro e decorre até 30 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, contando com a realização de actividades lúdicas, apresentação de livros para diferentes públicos e sessões de animação, as quais vão também passar pelos espaços das Bibliotecas do Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo e do Mercado de Cultura de Marinhais.

Também no dia 26 de Novembro, o Centro Cultural do Escaroupim será palco pelas 16 horas da apresentação da peça de teatro “Avieiras” pela Companhia Teatro do Silêncio, um espectáculo que parte de uma pesquisa etnográfica e de uma recolha de testemunhos junto de mulheres avieiras para criar uma ficção a múltiplas vozes e que evoca a viagem que a jornalista Maria Lamas realizou nos anos cinquenta do século XX para escrever o livro, As Mulheres do Meu País.

No dia 1 de Dezembro, a Câmara Municipal vai assinalar, na Falcoaria Real, o 6º Aniversário da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade com a inauguração da exposição “A Falcoaria, a minha Arte e a minha Terra”, por Ana Teresa Pontífice, uma homenagem ao Professor Filipe Themudo Barata e a inauguração da exposição “Falcoaria no Mundo”.

A 3 de Dezembro, pelas 15.30 horas, no Mercado de Cultura de Marinhais inaugura a exposição “Art & Wood”, de Wenceslau Soares, que reúne um conjunto de peças em madeira que versam diversos temas e que procuram mostrar o trabalho desenvolvido pelo artista no último ano.

Também a nível de exposições, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, continua patente, até 15 de Janeiro, a exposição “Artes da Nossa Terra”, com peças de madeira em miniatura de Manuel Filipe Monteiro.

A programação inclui também teatro infantil, todos pelas 11 horas, com a apresentação da peça “Semente da Verdade” pelo Grupo Palco de Chocolate, um espectáculo interactivo, repleto de surpresas, com truques de magia e dança – no dia 4 de Dezembro no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, no dia 11 de Dezembro no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos e no dia 18 de Dezembro no Mercado de Cultura de Marinhais.

Nos dias 15 e 16 de Dezembro, vai decorrer a Festa de Natal dos idosos e reformados do concelho, nos Pavilhões das Festas de Marinhais e de Foros de Salvaterra, respectivamente.

A 17 de Dezembro, o Pai Natal e os duendes saem à rua com animação no Mercado Diário de Salvaterra de Magos e nas freguesias do concelho. Nas Piscinas Municipais realiza-se a iniciativa “Natal nas Piscinas”, pelas 10 horas, numa organização da Câmara Municipal e do Clube Náutico de Salvaterra de Magos.

A nível musical, destaque para o Concerto “Padre Borga com Banda”, a 17 de Dezembro, pelas 21 horas, na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos e o Concerto de Natal com Patrycja Gabrel (Soprano), Jorge Batista da Silva (tenor) e Nataliya Kuznyetsova (pianista), a 18 de Dezembro, pelas 15.30 horas, na Casa do Povo de Muge.

Até 1 de Janeiro decorre também o projecto “Arte(s) na(s) montra(s)”, que pretende incrementar dinâmica no comércio tradicional, estimulando a interacção entre artesão, pintor ou escultor e lojistas e tornando os estabelecimentos também em espaços de divulgação artística e cultural, onde se promove o artesanato local.

Já a 7 de Janeiro de 2023, pelas 16 horas, no Mercado de Cultura de Marinhais terá lugar o Concerto de Ano Novo com a Banda da Sociedade Filarmónica de Muge.

Para 13 de Janeiro está marcada a sessão de encerramento da 10ª Campanha “Natal e a Economia Local” na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

________________

_____________________

_____________________