Linha SOS Ambiente e Território da GNR recebeu mais de 12 mil denúncias

14 Março 2021, 20:49 Não Por Redacção

A linha SOS Ambiente e Território,do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da Guarda Nacional Republicana (GNR), disponível através do n.º 808 200 520, que permite que qualquer cidadão possa denunciar situações que violem a legislação ambiental e obter conselhos sobre assunto relacionados com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e de ordenamento do território, recebeu no pano passado 12.185 contactos.

De acordo com os dados da GNR os meses com maiores contactos foram Julho e Junho, com perto de 2 mil chamadas, sendo que a maioria dos contactos estiveram relacionados com assuntos relacionados com animais de companhia, defesa da floresta contra incêndios e resíduos.

Entre as maiores queixas dos cidadãos encontram-se os animais de companhia, incêndios e floresta e depósito de resíduos.

Além da referida linha telefónica, a GNR refere que desenvolveu em paralelo um serviço online com o mesmo propósito da linha, em https://www.gnr.pt/ambiente.aspx ou através do endereço eletrónico sepna@gnr.pt, através do qual o cidadão também pode denunciar situações que violem a legislação ambiental.

Através do SEPNA, a GNR constitui-se como a polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o país, integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas.

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