Lançado concurso para obras na Barragem de Magos

24 Novembro 2022, 15:04 Não Por Redacção

A Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia lançou o concurso para as obras que visam a melhoria das condições de segurança da Barragem de Magos, no concelho de Salvaterra de Magos.

De acordo com o concurso, lançado com um valor base de 3.396.528,60 euros acrescidos de IVA, a intervenção visa a beneficiação do descarregador de cheias, beneficiação do coroamento, beneficiação da descarga de fundo e da tomada de água, bem como o sistema e instalações eléctricas e automação e o incremento de medidas de segurança.

Recorde-se que em Maio, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, havia já anunciado a realização de uma intervenção na albufeira, que abrangia “a beneficiação do descarregador de cheias, da descarga de fundo e tomada de água, a substituição das comportas e implementação de comando à distância, a instalação de sonda de medição do nível da albufeira e de medidor de caudal na conduta de descarga”.

A Barragem de Magos, cujas obras foram concluídas em 1938, foi a primeira albufeira destinada ao regadio de grandes dimensões a ser construída em Portugal, ocupa uma área de 90 hectares e “o investimento visa o cumprimento do Regulamento de Segurança de Barragens, com vista ao restabelecimento da total operacionalidade dos equipamentos”, reforça o Ministério da Agricultura.

A Barragem de Magos está em funcionamento há mais de oito décadas e permite a rega de cerca 500 hectares das mais diversas culturas de regadio.

________________

_____________________

_____________________