José Neves vence Douro Internacional em ciclismo

17 Julho 2022, 19:01 Não Por Redacção

César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) venceu a quarta e última etapa do Grande Prémio Douro Internacional, em Lamego, com o coruchense José Neves (W52-FC Porto) a segurar a camisola amarela, apesar do ataque de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor), que terminou na segunda posição.

A última etapa, 148 quilómetros com início e fim em Lamego e um circuito final com quatro subidas de segunda categoria, foi muito animada. A fuga contou com 15 ciclistas, com António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) incluído, sendo que tinha partido com 15 segundos de desvantagem para o líder da corrida José Neves (W52-FC Porto).

O grupo não só nunca conseguiu uma vantagem muito além do 1:30 minutos, como foi perdendo elementos. José Mendes (Aviludo-Louletano), Emanuel Duarte (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e Gonçalo Leaça (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) foram os mais persistentes. Ao quilómetro 111 passaram a ter a companhia de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Carlos Oyarún (Aviludo-Louletano), Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), Joaquim Silva (Efapel Cycling), mas sempre com o pelotão muito próximo. Cinco quilómetros depois, todos foram apanhados.

A cerca de quase 20 quilómetros da meta, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) tentou a sua sorte e chegou a ter mais de um minuto de vantagem na frente da corrida. Não assustava na luta pela geral, que era a principal preocupação entre vários ciclistas no pelotão.

Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Delio Fernandez e Aleksandr Grigorev (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel e Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano) procuraram perseguir o homem de Viana do Castelo, mas César Fonte venceu mesmo a derradeira etapa.

Na luta pela geral, José Neves segurou a liderança e conquistou assim a camisola amarela, com António Carvalho a terminar a 15 segundos e com o espanhol Delio Fernandez (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a beneficiar da movimentação final para fechar o pódio, a 30 segundos.

Nas restantes classificações, André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) venceu a montanha, Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) os pontos, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) a juventude, Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista as metas volantes e as metas autarquias, Luís Gomes os sprints), José Mendes os pontos quentes, enquanto o espanhol Iñigo González (Aluminios Cortizo foi o melhor das equipas amadoras. A Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel ganhou coletivamente.

________________

_____________________

_____________________