Inundações, quedas de árvores e estruturas em noite de dilúvio em Mora

15 Outubro 2024, 22:53 Não Por João Dinis

A vila de Mora viveu nas últimas horas uma autêntico dilúvio, que provocou diversas inundações, quedaa de árvores e estruturas.

De acordo com os primeiros dados da Proteção Civil existem pelo menos cinco ocorrências de maior destaque, todas registadas após as 21 horas, altura em que a chuva se abateu sobre a região.

Nós vários locais estão também equipas da Câmara Municipal de Mora, que auxiliam Bombeiros e GNR.

Há também registo de algumas vias cortadas, sobretudo pela queda de árvores.

Sete distritos de Portugal continental (Lisboa, Setúbal, Évora, Faro, Santarém, Leiria e Beja) estiveram hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso laranja devido à chuva até às 00:00 de quarta-feira, passando a aviso amarelo até às 03:00.

Porto, Guarda, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, estão sob aviso amarelo de chuva “por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoadas” até às 03:00 de quarta-feira.

Em Viseu, Aveiro, Coimbra, Santarém, Leiria, Beja, Évora e Faro, o aviso amarelo em Viseu vigora até às 00:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Já o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

____________________