Instalações artísticas perpetuam cinquentenário do 25 de Abril em Benavente (com Fotos)

13 Abril 2024, 12:03 Não Por João Dinis

O concelho de Benavente inaugurou esta sexta-feira, 12 de abril, três instalações artísticas, de três artistas, que vão perpetuar o cinquentenário do 25 de Abril, que este ano se assinala.

Em Samora Correia, na Escola Professor João Fernandes Pratas foi inaugurado o mural “Pratas da Casa” da autoria de Gonçalo Mar.

Em Benavente Joana Pitanga, inaugurou o mural “Dona Liberdade”, na Escola Duarte Lopes e João Massano apresentou o mural “Construída por todos, todos os dias”, na Rua Álvaro Rodrigues de Azevedo.

No mesmo dia, no Foyer do Cineteatro de Benavente foi aberta ao público a exposição “Pe_SOA_a que estado queremos chegar”.

Esta exposição é o resultado dos trabalhos desenvolvidos, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 abril, durante as Residências Artísticas, MEMÓRIAS GRAVADAS, dinamizado pela artista plástica Estela Baptista Costa no Espaço Gravurar e os alunos da Universidade Sénior, assim como o projeto “Pe_SOA_a que estado queremos chegar”, realizado por jovens e adultos do município, sob a orientação da mediadora artística e cultural Susana Alves e Sandy Gageiro, do LUGAR ESPECÍFICO.

Joseph Azevedo, vereador com o pelouro da cultura na Câmara Municipal de Benavente, salientou que “tivemos esta preocupação de ao construir a programação dos 50 anos do 25 de Abril no Município de Benavente de trazer linguagens distintas, uma através da arte urbana e dar uma visão mais jovem e a leitura do que é isto dos 50 anos do 25 de Abril para a juventude” e ”neste projeto que temos no foyer do Cineteatro Benavente, ter a participação das alunas da Universidade Sénior do Pólo Benavente e trazer até nós as suas memórias daquilo que viveram enquanto mulheres no 25 de Abril e transpor para até nós, numa linguagem artística, as suas memórias, a sua história”, porque “isso também faz parte da construção e no reforço daquilo que queremos nos próximos tempos, que é maior liberdade, mais liberdade, mais democracia.”

________________

_____________________

_____________________