Município de Santarém distingue atletas e associações desportivas do concelho em noite de gala (com fotos)

13 Abril 2024, 13:25 Não Por André Azevedo

O Município de Santarém distinguiu várias associações e atletas do concelho pelo mérito desportivo durante a última época desportiva na Gala do Desporto, realizada na noite de sexta-feira. 12 de Abril, no auditório do Centro Nacional de Exposições, em Santarém, com apresentação de João Manzarra.

O presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves, usou da palavra para abrir a gala para agradecer aos dirigentes desportivos do concelho, referindo que em Santarém “não há clubes profissionais, só há clubes em que os dirigentes se esforçam para que funcionem”. O autarca deixou ainda rasgados agradecimentos às famílias por serem um pilar no acompanhamento aos atletas.

Ricardo Gonçalves deu nota de um aumento dos apoios às associações, resultante de um aumento atletas no concelho, garantindo ser fruto dos investimentos que a Câmara Municipal tem feito ao nível do desporto, prometendo ainda mais investimento nessa área, enumerando alguns projectos que já estão em andamento, como a academia de futebol, os novos campos relvados para a prática de futebol e rugby na Escola Superior Agrária, ou a construção de alguns pavilhões multidesportivos.

Foram distinguidos, pelos vários títulos e méritos desportivos a atleta de esqui alpino Marta Carvalho, os Agrupamentos de Escolas D. Afonso Henriques e Sá da Bandeira, a Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira, o Centro de Convívio Cultura e Desporto das Abitureiras, o Centro de Cultura Recreio e Desporto Moçarriense, o Hóquei Clube de Santarém, o Clube de Ténis de Santarém, a APPACDM do Vale de Santarém, a Associação de Dança Desportiva de Tremez, a Associação Phil’s Place, a Associação Invited to Dance, o NewStarDance Clube de Santarém, a associação Time4Satisfaction, o Rugby Clube de Santarém, o Grupo de Futebol Empregados do Comércio, a secção de petanca da Associação Académica de Santarém, o Moçarria Aventura Clube, a Viver Santarém, o Clube de Canoagem Scalabitano, a Força Interior – Associação de Kempo Chinês de Santarém, a Casa do Benfica de Santarém, o Centro de Karaté Amicale Santarém, o Santarém Basket Clube, o Vitória Clube de Santarém, a secção de ginástica da Associação Académica de Santarém, o Gimno Clube de Santarém e a secção de futebol da Associação Académica de Santarém.

O troféu maior da noite, o Prémio Dedicação, foi entregue a Rui Manhoso, presidente honorário da Associação de Futebol de Santarém e director da Federação Portuguesa de Futebol. Nascido e criado em Santarém, Rui Manhoso cedo se ligou ao desporto, passando por várias modalidades, mas é no futebol onde tem desenvolvido os seus já quase 70 anos de dedicação à modalidade. Deixou agradecimentos à família e garantiu o apoio da estrutura familiar é essencial na vida de um dirigente desportivo.

Rui Manhoso deixou ainda dois apelos: o primeiro para se criar medidas de apoio para os dirigentes desportivos num curto/médio prazo, sob pena de se extinguirem. O segundo para os próprios dirigentes. “Sejam dignos dirigentes, não imitem o que de mal se vê no mundo do desporto”, apelou.

________________

_____________________

_____________________