Inauguradas Festas de Coruche que decorrem até dia 19 (com Fotos)

14 Agosto 2023, 21:33 Não Por João Dinis

O Parque do Sorraia recebeu na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, a inauguração da edição 2023 das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – Festas de Coruche, que decorrem até dia 19 de agosto, sábado.

Com organização tripartida entre o Município de Coruche, Irmandade Nossa Senhora do Castelo e Comissão de Festas, as celebrações têm os seus pontos altos, já a 15 de agosto, com a secular Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo e o 17 de agosto – feriado municipal, com o Cortejo Etnográfico e do Trabalho, a Homenagem ao Campino e a Corrida de Touros.

Rafael Dias, Juiz da Irmandade Nossa Senhora do Castelo, que organiza a parte religiosa das festividades, destacou a organização tripartida e articulada de todas as entidades, deixando ainda um apelo/convite a todos para que participem na Procissão em Honra da Padroeira da Vila de Coruche.

Para o Presidente da Comissão de Festas, Joaquim Borda d’Água, o facto de este ano ter sido repensando o modelo organizativo das festas profanas, permite que “com a envolvência de todos”, se possam manter as tradições e apresentem as “raízes” coruchenses.

Joaquim Borda d’Água deixou ainda uma palavra de agradecimento aos trabalhadores do Município, fundamentais na montagem das festas, bem como aos voluntários das atividades taurinas.

Com a presença de diversas entidades, destacando-se o Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Luís Dias, do Vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato e dos deputados da Assembleia da República, Mara Lagriminha e Hugo Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira frisou o facto de a autarquia voltar a ter a seu cargo grande parte da organização da parte profana, sobretudo tendo em conta a manutenção da “dignidade necessária para continuarmos a ter as maiores festas da região”.

O autarca agradeceu também aos trabalhadores municipais a “dedicação” na montagem das estruturas das festas, sobretudo na montagem da parte taurina.

________________

_____________________

_____________________