IFAP pagou mais de 69 Milhões de euros no mês de Janeiro

IFAP pagou mais de 69 Milhões de euros no mês de Janeiro

30 Janeiro 2021, 11:59 Não Por Redacção

O IFAP procedeu a pagamentos ao sector agroflorestal no montante total de cerca de 69,3 milhões de euros, no primeiro mês de de 2021, sendo que neste montante também estão incluídos os pagamentos no âmbito das medidas COVID-19 para apoio ao sector.

O Ministério da Agricultura destaca 1,4 milhões de euros no Novo Regime da Vinha, 1,6 milhões de euros no Fundos Operacionais Frutas e Produtos Hortícolas e 60,8 milhões de euros no PDR2020, nomeadamente 39 milhões de euros em medidas de Investimento, 4 milhões de euros em Florestação de Terras Agrícolas, 9,2 milhões de euros em medidas Agroambientais e 8,6 milhões de euros no Seguro de Colheitas.

No âmbito das medidas de mitigação dos efeitos COVID-19, foi pago um montante total de 3,6 milhões de euros, a título de adiantamento dos pedidos de pagamento submetidos nas medidas de investimento do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, diz que “estes pagamentos são essenciais para minimizar os efeitos da pandemia, garantir a resiliência do setor, dando liquidez aos agricultores, permitindo assim que a agricultura não pare e continue a crescer, mesmo num período tão difícil marcado pela COVID-19”. E sublinha ainda que “continuamos a acompanhar de forma muita próxima os nossos agricultores para podermos, a todo o tempo, implementar as medidas e as ações necessárias para que a agricultura continue a assegurar alimentos em quantidade e qualidade a todas e a todos”.